- PUBLICIDADE GOOGLE-

Assembleia Legislativa comemora os 150 anos de imigração italiana no Brasil

Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News

FOTO: Solon Soares/Agência AL

Continua após o anúncio

Os 150 anos da imigração italiana no Brasil foram lembrados em sessão especial, proposta pela Mesa da Assembleia Legislativa, e presidida pelo deputado Mauro de Nadal (MDB), presidente da Casa, na noite desta segunda-feira (26).

Nadal relembrou a chegada dos italianos no Brasil e, em especial, ao estado de Santa Catarina. “Falar da imigração italiana em nosso estado é sempre motivo de satisfação pelo fato de que os imigrantes nos trouxeram referencias na arquitetura, gastronomia, a raiz da agroindústria, sua cultura alegre que, além de movimentarem social e economicamente o estado, nos proporcionam festejos e animam nossa sociedade.”

Continua após o anuncio

O presidente da Frente Parlamentar Brasil-Itália, deputado Vicente Caropreso (PSDB), saudou todos os descendentes e corpo consular da Itália nos estados do sul do Brasil, além de todos os representantes das artes e cultura italiana em santa Catarina. “Assim, como descendente da segunda geração de italianos que chegaram ao Brasil, é com grande honra e emoção que me dirijo a todos vocês para celebrar um marco fundamental na história do Brasil: os 150 anos da Grande Imigração Italiana no Brasil. Esta é uma ocasião para reconhecermos a coragem, e o trabalho árduo dos bravos imigrantes italianos que, há um século e meio, deixaram sua terra natal em busca de novas oportunidades, contribuindo decisivamente para o desenvolvimento cultural, econômico, cientifico e social do nosso país.”

Caropreso também relembrou a chegada dos italianos no Brasil. “Mais de um milhão de italianos desembarcaram no Brasil entre 1874 e 1902. Em 1874, marcou-se o início do influxo massivo de imigrantes italianos ao Brasil, quando a embarcação La Sofia, da Expedição Tabacchi, trouxe 388 passageiros migrantes italianos do porto de Gênova para trabalharem no Espírito Santo, substituindo a mão de obra escravizada nas fazendas de café. Um ano depois, em 1875, Santa Catarina começou a receber imigrantes desta grande onda migratória, com 108 colonos italianos estabelecendo-se em Brusque, com a presença de trentinos, vênetos, lombardos e oriundos de outras regiões da Itália.”

Continua após o anúncio

O parlamentar destacou, ainda que, como existe o marco da chegada dos imigrantes italianos no Brasil, em 1875, os 150 anos da imigração Italiana em Santa Catarina serão celebrados no próximo ano com uma programação à altura dos que lutam para manter e difundir a cultura italiana em nosso estado.

Imigração italiana em Santa Catarina

Para comemorar a chegada dos primeiros imigrantes em Santa Catarina, o estado está se preparando, desde o ano de 2023. Uma comissão estadual foi criada, com representantes de vários segmentos da comunidade ítalo-catarinense.

Segundo Caropreso, “um desses projetos é a edição de um livro comemorativo aos 150 anos da Grande Imigração, coordenado pelo professor Andrey José Taffner Fraga, que será publicado pela editora do Centro Universitário de Brusque, a UNIFEBE, descrevendo a presença italiana em todo o Estado de Santa Catarina. Além desta obra, a comissão está trabalhando para a reedição do livro “Vencer ou morrer ”, de Renzo Grosselli, cuja primeira edição brasileira foi lançada pela editora da UFSC, em 1987”.

Representantes da cultura italiana e homenageados

Durante a cerimônia, 21 entidades que preservam a memória dos imigrantes italianos, como o Museu Histórico do Vale do Itajaí-Mirim, Casa de Brusque, Arquivo Público de Santa Catarina e a cônsul-geral da Itália para os estados do Paraná e Santa Catarina, Eugênia Tiziana Berti, foram homenageados.

A solenidade contou com a presença de representantes da Itália, agentes políticos e membros de círculos italianos e outras entidades. O deputado da República Italiana, eleito pelos conterrâneos residentes na América do Sul, Fábio Porta, também prestigiou o evento.

“É uma homenagem importantíssima. Nossa presença hoje aqui é testemunha não só de uma homenagem aos italianos no Brasil, mas também uma homenagem aos italianos em Santa Catarina, que talvez seja a maior e mais influente do Brasil.”

Eugenia Tiziana Berti Linblad, consulesa geral da Itália para os Estados do Paraná e Santa Catarina, ressaltou a importância dessa homenagem como essencial para a preservação da memória, especialmente para os mais jovens. “Este momento também é um momento de renovação da ligação entre o estado de santa Catarina e a Itália. Eu represento como cônsul geral os nossos citadinos italianos aqui e seus antepassados. “É um momento muito importante de memória, porque nossos antepassados foram muito corajosos, muito fortes de muito modernos. Desbravaram as fronteiras e isso é uma mensagem muito importante para os jovens.”

Walter Petruzziello, membro do Comitê de Presidência do Conselho Geral dos Italianos no exterior, também destacou a importância da homenagem. “É uma data muito importante, porque a Assembleia Legislativa de Santa Catarina, assim como as do espírito Santo e do Paraná lembraram os 150 anos de imigração. Essa representatividade e essa homenagem aos nossos imigrantes que vieram com tantas dificuldades, deixaram suas marcas e ajudaram tanto o Brasil a prosperar. Aqui tem um com 70 anos de imigração. Cheguei aqui com dois anos de idade carregado pelos braços de minha mãe, trazendo a cultura, a língua e tantas coisas lindas”.

Entidades e cidades homenageadas

– Moacir Luiz Bogo, falecido em janeiro de 2024 (in memorian)

– Museu Histórico do Vale do Itajaí – Mirim – CASA DE BRUSQUE

– Colégio Consul Carlos Reneaux

– Arquivo Histórico José Ferreira da Silva

– Museu ao ar Livre Princesa Isabel

– Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina – CEOM

– Arquivo Histórico de Jaraguá do Sul

– Arquivo Público de Santa Catarina

– Curso de letras – italiano – UFSC

– Cocal do Sul

– Treviso

– Urussanga

– Siderópolis

– Nova Veneza

– Arroio Trinta

– Laurentino

– Rodeio

– Massaranduba

– Morro Grande

– Lacerdópolis

– Consulado-Geral da Itália em Curitiba

Michelle Dias

Michelle Dias
Agência AL

Fonte: Agência ALESC

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -

Veja Mais