________
- PUBLICIDADE GOOGLE-

Acabe com suas dívidas: Governo lança programa inédito de quitação total

O governo do Brasil trouxe uma novidade que pode mudar a vida de muita gente: agora é possível usar o dinheiro do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) para quitar dívidas. Essa decisão, tomada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) em 2023, abre uma nova porta para quem está precisando acertar as contas.

Como o FGTS vai ajudar a pagar o que você deve?

Até agora, o FGTS era um dinheiro mais protegido, que a gente só usava em momentos especiais, como na compra da casa própria, na aposentadoria ou em caso de doenças graves. Mas com essa nova medida, se você tiver dívidas, os credores podem pedir para usar o seu FGTS para pagar o que você deve.

Continua após o anúncio

Isso não quer dizer que vão tirar dinheiro do seu FGTS a qualquer momento. A regra vale para os casos em que já tem uma decisão da justiça dizendo que você precisa pagar a dívida. E tem mais: essa nova opção é especialmente interessante para quem escolheu a modalidade saque-aniversário do FGTS, que permite pegar uma parte do dinheiro todo ano no mês do seu aniversário.

O que muda com essa decisão?

Para os credores, essa é uma boa notícia, porque dá mais uma forma de receber o dinheiro que está sendo devendo. Para quem deve, é um alerta para organizar as finanças e evitar surpresas com o FGTS.

Continua após o anuncio

Muita gente está discutindo se essa medida é justa ou não. Alguns acham que pode ser um jeito eficaz de diminuir as dívidas no país, enquanto outros temem que possa ser um problema para os trabalhadores, que contam com esse dinheiro para emergências ou para realizar sonhos como a casa própria.

FGTS: O que você precisa saber

O FGTS é um direito do trabalhador brasileiro, com várias formas de usar esse dinheiro:

Continua após o anúncio
  • Saque-Rescisão: Se você for demitido sem justa causa, pode sacar todo o dinheiro que seu empregador depositou, mais uma multa de 40%.
  • Saque-Aniversário: Permite sacar uma parte do FGTS todo ano no seu mês de aniversário, mas se escolher essa opção, você não pode sacar tudo se for demitido.
  • Compra da Casa Própria: Você pode usar o FGTS para ajudar a comprar sua casa, pagando a entrada ou parte do financiamento.

Como consultar seu FGTS

Quer saber quanto tem no seu FGTS? É fácil:

  1. Entre no site da Caixa Econômica Federal e procure por “Extrato do FGTS”.
  2. Coloque seu CPF e siga os passos para criar uma senha, se ainda não tiver.
  3. Depois de entrar, você vai poder ver quanto dinheiro tem lá, além de outras informações importantes.

Essa nova regra do FGTS para pagar dívidas é um lembrete importante de que devemos sempre planejar nossas finanças com cuidado. O FGTS é um recurso valioso para os trabalhadores, e saber como e quando usá-lo pode fazer uma grande diferença na sua vida financeira.

Gostou da notícia?

Aproveite para participar do nosso grupo no whatsapp e receba notícias exclusivas diariamente. ENTRE NO GRUPO AQUI é grátis, e você recebe em primeira mão as nossas notícias!

Siga o SC Hoje News no Google News para ficar bem informado.
Siga nosso perfil no Instagram: @schojenews
Siga nossa página no Facebook: @schojenews
Inscreva-se no nosso Canal no YouTube: @schojenews

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais