- PUBLICIDADE GOOGLE-

Marquito protocola projeto de lei do saneamento ecológico

Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News

Deputado Marquito
FOTO: Bruno Collaço / AGÊNCIA AL

Continua após o anúncio

O deputado Marcos José de Abreu – Marquito (Psol) protocolou nesta quinta-feira (8) o Projeto de Lei do Saneamento Ecológico. O estado de Santa Catarina possui um déficit no atendimento sanitário em várias regiões. A criação deste projeto tem como o intuito principal ampliar a cobertura de esgotamento e, consequentemente, melhorar as condições de vida em áreas rurais e pequenas coletividades, sem perder de vista a preservação do meio ambiente.

As áreas urbanizadas desde sempre são prioridade de atendimento pelo poder público, e, devido ao alto custo financeiro, locais com pequenas populações não justificam o investimento, logo, ficam desassistidas. Marquito ressalta que o saneamento básico é um direito humano fundamental e não pode ser negligenciado.

Continua após o anuncio

De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde, cerca de 10% das doenças registradas mundialmente poderiam ser evitadas através da ampliação do acesso à água, medidas de higiene e saneamento básico. Portanto, a promoção do saneamento pode impactar diretamente, inclusive, no custeio do sistema de saúde público.

Além disso, o saneamento ecológico reduz os impactos do meio ambiente por meio de técnicas e sistemas que simulam e aproveitam os processos naturais visando uma dependência mínima de equipamentos eletromecânicos, utilizando-se, prioritariamente, dos conhecimentos da natureza para o gerenciamento de crises e no manejo das mudanças climáticas.

Continua após o anúncio

Alguns dos benefícios que poderão ser observados serão: a redução sensível de emissão de metano; redução das ilhas de calor nas cidades; escoamento de águas pluviais e superficiais; balneabilidade e redução de poluentes emergentes.

Anita Grando Martins
Assessora de imprensa e coordenadora de Comunicação do deputado estadual Marquito (PSOL/SC)
48 99901-3074
48 3221-2661
[email protected]
Assembleia Legislativa de Santa Catarina

Fonte: Agência ALESC – Gabinetes

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -

Veja Mais

Mais Lidas

RECEITAS