- PUBLICIDADE GOOGLE-

Profissionais da educação participam de formações para o retorno às aulas na terça-feira (06)

Conforme está previsto no Calendário Escolar, na segunda-feira (05) todos os cerca de 4 mil profissionais da Rede Municipal de Ensino de Itajaí participarão da Formação em Serviço “A Educação e seus Múltiplos Contextos de Aprendizagem e Desenvolvimento”, que será ministrada pela Univali. Os encontros ocorrerão nos períodos matutino, vespertino e noturno, nos módulos de 4 ou 8 horas, de acordo com as especificidades de cada cargo ou função.

Todos profissionais terão acesso gratuito ao estacionamento da universidade. Para realizar a inscrição e ter acesso ao Guia da Formação, é só fazer o download do documento, disponível ao final desta matéria.

Continua após o anúncio

A formação de 2024 está dividida em algumas etapas ao longo do ano, entre as modalidades presencial e remota, com programações específicas para professores de Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação Especial, Educação de Jovens e Adultos, Gestão e Equipes Técnicas. Essas ações atendem a Meta 16 do Plano Municipal de Educação, com estratégias que preconizam sobre a formação em serviço.

“Serão mais de 100 turmas e 100 formadores em atuação simultaneamente, em turmas com aproximadamente 30 participantes, garantindo uma metodologia de diálogo e proximidade entre os profissionais. Este era um pedido da classe e atendemos por acreditar na interlocução da troca entre os pares em pequenos grupos”, enfatiza o diretor executivo da Secretaria Municipal de Educação, Julio da Silva.

Continua após o anuncio

Profissionais retornaram para as unidades de ensino nesta semana

Os profissionais da educação retornaram para as unidades de ensino nesta quinta-feira (01), quando participaram de reuniões administrativas. Nesta sexta-feira (02), eles participam da 1ª Reunião Pedagógica nos seus respectivos espaços de ensino. As ações mobilizaram todas as 41 escolas, os 70 Centros de Educação Infantil (CEIS) e os sete Centros de Educação em Tempo Integral (CEDINS).

Continua após o anúncio

A Escola Básica Judith Duarte de Oliveira e a Escola Básica Professora Inês Cristofolini de Freitas, da Itaipava, organizaram um encontro para os seus profissionais com a temática “Diversidade e Inclusão como Princípios para o Acolhimento”, com o objetivo de proporcionar aos educadores ferramentas e reflexões que fortaleçam as práticas pedagógicas, promovendo um ambiente educacional mais inclusivo e acolhedor. A formação contou com a presença da doutora em educação, Zemilda do Carmo Weber do Nascimento dos Santos, que compartilhou suas experiências e conhecimentos para inspirar os educadores a repensarem suas abordagens em sala de aula.

“A Escola Básica Judith Duarte de Oliveira reafirma seu compromisso com a construção de um ambiente educacional que respeita e valoriza a diversidade, entendendo que a inclusão não é apenas uma prática, mas sim um princípio essencial para o acolhimento e o desenvolvimento pleno de cada estudante”, destaca a diretora da unidade, Luci Rocha.

Início do ano letivo

As aulas da Rede Municipal de Ensino começam na terça-feira (06), quando está previsto o retorno dos cerca de 40 mil estudantes para as unidades escolares do Município. A comunidade que ainda precisar realizar matrículas, transferências ou tirar dúvidas, pode se dirigir até o local onde a criança ou aluno vai estudar em 2024.

Fonte: Prefeitura de Itajaí – SC

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -

Veja Mais