- PUBLICIDADE GOOGLE-

Saúde de Camboriú alerta para medidas preventivas à virose no verão

Foram registrados 154 casos de pessoas atendidas com virose no município desde o dia 1º de janeiro

No verão, muitas pessoas buscam entretenimento e distração, ao frequentar locais aglomerados, relaxar na praia e descuidar da higiene e alimentação. Essa rotina pode enfraquecer o organismo, o tornando suscetível a doenças, sendo a virose uma das mais comuns nesta época do ano. Em Camboriú, desde de janeiro de 2024, a Secretaria de Saúde registrou 154 casos de atendimento a pessoas com virose, alertando para a importância de medidas preventivas.

Continua após o anúncio

Os principais sintomas da doença são diarréia, febre, vômito, enjoo, falta de apetite, dor muscular, dor na barriga, dor de cabeça, secreção nasal e tosse. Os sintomas variam de pessoa para pessoa e não necessariamente alguém com virose apresentará todos eles.

O tratamento da virose é baseado em repouso e fortalecimento do corpo, para que o sistema imunológico seja capaz de eliminar o vírus mais rapidamente. As principais recomendações são manter-se bem hidratado, manter uma alimentação equilibrada e evitar atividades desgastantes. Outra boa alternativa é tomar soro caseiro, que é feito com 1 litro de água mineral misturado com 1 colher de sopa de açúcar e 1 colher de café de sal.

Continua após o anuncio

Os moradores que tiverem algum sintoma podem buscar ajuda em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) do município, que funciona de segunda à sexta-feira das 7h às 17h, ou no pronto socorro do Hospital Cirúrgico Camboriú (HCC), que fica aberto 24h por dia.

Os principais cuidados para evitar as viroses são:

Continua após o anúncio
  • Não deixe as janelas completamente fechadas;
  • Lave as mãos com frequência, principalmente antes de comer, depois de usar o banheiro, antes de cozinhar e depois de assoar o nariz;
  • O ideal é consumir apenas água potável, lavar bem as frutas e legumes e depois mergulhar em solução de hipoclorito de sódio.
  • Evite compartilhar toalhas, copos, utensílios, etc., e preste atenção redobrada à higiene caso haja alguém doente em casa.
  • Cubra a boca e o nariz com a parte interna do cotovelo ao tossir ou espirrar. Se usar as mãos, lave-as depois;
  • Tente ficar em casa quando estiver doente.

Fonte: Prefeitura de Camboriú – SC

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -

Veja Mais