- PUBLICIDADE GOOGLE-

Casan cumpre mais uma etapa para acelerar entrega da nova estação de Potecas

Fotos: Divulgação / Casan

A obra da nova Estação de Tratamento de Esgoto de Potecas em São José passou na manhã desta quinta-feira, 11, por mais uma etapa de concretagem Ao todo, foram utilizados 650 m³ de concreto trazidos por 65 caminhões betoneira. O material foi despejado nas bases do tanque 2 de aeração, responsável pela oxigenação do esgoto que chegará à ETE.

Continua após o anúncio

A ação foi acompanhada pelo presidente da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), Edson Moritz, do diretor de operação e expansão Pedro Joel Horstmann e do prefeito Orvino Coelho de Ávila.

“A concretagem de hoje comprova o ritmo acelerado para transformar essa estação de tratamento de esgoto em uma das mais importantes de Santa Catarina”, afirmou o presidente da Casan Moritz. “Temos agora o investimento assegurado e retornaremos para uma nova vistoria quando as paredes estiverem erguidas, mostrando o avanço para a população de São José.”

Continua após o anuncio

No cronograma atual está prevista mais uma concretagem no próximo dia 31 de janeiro. A partir de fevereiro, a obra também vai ganhar mais funcionários a fim de garantir o avanço das estruturas. “A equipe vai passar de 100 para 150 funcionários no mês que vem, e até março chegaremos a 200, para trabalhar em todas as etapas e estruturas da ETE”, explicou o diretor Joel.

A previsão da Companhia é de entregar a nova ETE até dezembro deste ano. Para cumprirmos esse prazo, toda a terraplanagem e 95% da fundação com estacas da ETE já foram executadas. A Casan também está em paralelo erguendo todas as demais estruturas, como o laboratório da estação, a guarita, a casa dos sopradores, os adensadores, o tanque de contato e os tanques de aeração e decantação.

Continua após o anúncio

Para o prefeito, a nova estação é a concretização de um pedido de quatro décadas. “O importante é essa parceria e abertura com a Casan de poder visitar e conversar sobre o andamento da Estação”, afirmou. “A população de São José pode ter certeza que tanto a Companhia quanto a Prefeitura estão trabalhando conjuntamente para finalmente tirar uma das principais obras do estado do papel”.

Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News

Com o investimento previsto de R$ 280 milhões, a nova ETE Potecas vai substituir a atual Estação com maior tecnologia. A vazão média inicial será de 600 litros de efluente tratado por segundo, o que supera em 42% a capacidade atual.

Além disso, a substituição do sistema de lagoas de estabilização pela tecnologia de lodos ativados por aeração prolongada vai impactar positivamente na pureza do efluente e no odor da região. A Estação vai atender uma população de 328.494 habitantes na primeira etapa, podendo chegar a 437.992 com sua ampliação.

Fonte: Governo SC

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais

Mais Lidas

RECEITAS