- PUBLICIDADE GOOGLE-

SC Inter-Hospitalar atinge marca histórica com mais de 2,3 mil transferências em 2023

O Serviço SC Inter-Hospitalar, gerido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), atingiu a marca histórica de 2.345 transferências em 2023. Um aumento de 38% no número de transferências, comparado às 1.456 feitas em 2022. Os dados demonstram que o serviço está sendo fortalecido e se estabelece como um importante agente na liberação e rotatividade dos leitos de emergência e na ocupação de leitos de UTI com agilidade e segurança, proporcionando à população catarinense mais saúde de qualidade.

O superintendente de Urgência e Emergência, Marcos Antonio Fonseca, explica a importância do serviço. “A SC Inter Hospitalar complementa o serviço que até então só era realizado pelas ambulâncias do Samu. Quando uma ambulância Inter Hospitalar está fazendo uma transferência, temos a certeza de que uma UTI Móvel do Samu está disponível para atendimento de urgência pré-hospitalar. Desta forma, a SC Inter Hospitalar desponta duplamente em importância, uma vez que organiza o fluxo de pacientes graves para os devidos leitos de UTI e exames de alta complexidade, e apoiando o Samu que disponibiliza a unidade móvel para os atendimentos primários de urgência e emergência”.

Continua após o anúncio

O serviço realiza transferências de pacientes graves para leitos de UTI, de gestantes com necessidade de suporte de UTI Neonatal e proporciona apoio às equipes do serviço aeromédico.

Atendendo as macrorregiões, a Inter-Hospitalar conta com cinco ambulâncias avançadas de UTI Móvel, distribuídas nos municípios: Araranguá, Chapecó, Florianópolis, Joinville e Lages. Neste mês, foi iniciada a implantação da sexta unidade no município de Joaçaba para atender toda a região Meio Oeste, que compreende 53 municípios.

Continua após o anuncio

No ano de 2023, a frota de ambulâncias foi renovada com nove veículos, sendo que uma delas foi projetada para transporte de paciente portador de obesidade mórbida, única unidade projetada no Brasil. Além disso, o serviço recebeu novos cardioversores e incubadoras.

Com a implantação gradativa das unidades e considerando a grande demanda do serviço, já foram realizadas 4.126 transferências de pacientes desde a sua implantação em 2021. “Nota-se que a necessidade por transportes inter-hospitalares é crescente nos serviços de saúde, principalmente para desafogar as demandas nos serviços de Atendimento Pré-Hospitalar Móvel e garantir melhor assistência ao tratamento do paciente”, conclui a coordenadora do serviço, enfermeira Mariane Muller.

Continua após o anúncio

Mais informações para a imprensa:
Gabriela Ressel e Daniela Melo
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde
(48) 99134-4078
[email protected]
www.saude.sc.gov.br

Fonte: Governo SC

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais

Mais Lidas

RECEITAS