- PUBLICIDADE GOOGLE-

Chapecó tem uma das 20 menores idades medianas de SC

O Censo de 2022 mostrou um envelhecimento da população brasileira, que passou de uma idade média de 29 anos em 2010, para 35 no último levantamento. A média de Santa Catarina também é de 35 anos. Em Chapecó a idade mediana ficou em 32 anos, três a menos do que a média nacional e entre as 20 menores de Santa Catarina.

A coordenadora de área do IBGE em Chapecó, Cristiane Lazzarin, disse que a idade mediana é a medida separatriz que utiliza o critério de idade para dividir a população em duas partes iguais, ou seja, é a idade que separa a metade mais jovem da metade mais velha da população, num recorte geográfico. Ou seja, em 2022 Chapecó tinha metade da população com mais de 32 anos e metade com menos.

Continua após o anúncio

Um dos fatores que contribui para essa redução na média de idade é a vinda de pessoas de outras cidades e também de outros países para trabalhar em Chapecó, atraídos pelo bom índice de geração de emprego, que está entre os três melhores de Santa Catarina e frequentemente fica entre os 50 melhores do país.

Prova disso é a presença de mais de 17 mil imigrantes, de cerca de 50 nacionalidades. Normalmente as pessoas que vêm para Chapecó são pessoas mais jovens. Isso tem gerado uma pressão nos serviços, entre eles vagas na Educação.

Continua após o anuncio

Por outro lado uma população mais jovem também traz vantagem para o setor produtivo, pois é uma faixa de idade que abrange a chamada População Economicamente Ativa.

De acordo com o prefeito de Chapecó, João Rodrigues, o município possui um cenário favorável para investimentos, pois conta com investimentos da Prefeitura em Infraestrutura, tem uma economia dinâmica, segurança, educação de qualidade e mão de obra. Recentemente a cidade ficou entre as 15 melhores para investir no comércio, de acordo com estudo da Urban Systems.

Continua após o anúncio

Fonte: Prefeitura de Chapecó – SC

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais

Mais Lidas

RECEITAS