- PUBLICIDADE GOOGLE-

Retrospectiva 2023: com investimentos da Casan, reservas de água pelo estado crescem 48 milhões de litros

Reservatório de aço vitrificado no bairro Itajuba, em Barra Velha, inaugurado no último dia 15 – Foto: Acervo / Casan

Quarenta e oito milhões de litros de água, distribuídos em 124 novos reservatórios. Esse é o tamanho das novas reservas adicionadas pela Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) no estado em 2023. Junto a outras melhorias operacionais e de rede, o estado teve um aumento de 10% de capacidade de abastecimento em relação ao ano passado. O reforço busca a segurança hídrica em Santa Catarina diante de emergências como estiagem, fortes chuvas ou alto consumo na temporada de verão.

Continua após o anúncio

Os reservatórios instalados em 2023 se inserem em uma transição da Companhia, passando dos tradicionais feitos de concreto para outros materiais com maior resistência e durabilidade. Mais da metade dos novos reservatórios são de aço inoxidável, com modelo pré-montado em fábrica para facilitar a instalação. 69 reservatórios desse tipo foram assentados pelo estado, com mais de 10 milhões de litros adicionados.

O modelo de reservatório que mais adicionou água em Santa Catarina foi o de aço vitrificado, com grande capacidade de armazenamento e durabilidade de mais de meio século sem rachaduras ou vazamentos. Os 21 exemplares desse reservatório adicionaram cerca de 20 milhões de litros pelo estado, sendo o último inaugurado na última sexta-feira, 15, em Barra Velha. Completam a lista de reservatórios instalados em 2023 outros 30 de polímero reforçado com fibra de vidro (PRFV), em modelos pré-fabricados, e quatro reservatórios de concreto armado de contratos anteriores.

Continua após o anuncio
Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News
Reservatório de 150 mil litros de PRFV instalado na ETA de Witmarsum – Foto: Acervo / Casan

Para reforçar o abastecimento durante o verão, R$ 40 milhões foram investidos diretamente na região litorânea. O valor inclui além dos reservatórios novas captações, adutoras e redes de distribuição. Como o sistema de abastecimento da Companhia é interligado, a distribuição também pode ser feita conforme necessidade e aumento de demanda para as regiões emergenciais nos picos de consumo.

Fonte: Governo SC

Continua após o anúncio

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais

Mais Lidas

RECEITAS