- PUBLICIDADE GOOGLE-

Procon divulga pesquisa de preços da Ceia Natalina de 2023

A Procuradoria de Defesa do Consumidor (Procon) de Itajaí divulga a pesquisa de preços dos produtos da Ceia Natalina de 2023. O levantamento apontou um aumento de 1,38% na soma dos itens de menor preço em comparação com o ano anterior, que totalizou R$ 866,02. A pesquisa verificou o preço de 22 itens nesta quinta-feira (21) em oito estabelecimentos comerciais da cidade. A lista completa está disponível no fim desta página.

O produto que teve maior redução no preço médio foi a cereja (kg), com uma diminuição de 40,20%. Outros alimentos que apresentaram queda nos valores foram o Chester Perdigão (-21,79%), o Panettone Nestlé Alpino (-16,72%), as frutas cristalizadas (kg) (-13,62%) e a uva passa (kg) (-13,56%).

Continua após o anúncio

Em contrapartida, alimentos como: bacalhau, figo em calda, salmão e abacaxi em calda tiveram uma elevação no preço médio em comparação com 2022. O bacalhau (kg) foi o produto com maior aumento (+40,32%). Em seguida aparecem o figo em calda (+29,19%), o salmão (kg) (+27,71%) e o abacaxi em calda (+20,02%).

Pesquisa de preços

Continua após o anuncio

Para que a ceia de Natal não fique mais cara, a orientação do Procon é a pesquisa pelos melhores preços nos supermercados da cidade, pois alguns produtos têm grande variação de valores entre os estabelecimentos. Outra orientação é relacionada aos produtos como castanha, nozes, uva passa, amêndoa, damasco, cereja e frutas cristalizadas, que podem ser vendidos a granel ou em embalagem de diversos pesos para maior economia.

O Procon ainda destaca a obrigação dos supermercados em exibirem os preços por unidade de medida e em divulgar a data do vencimento dos produtos incluídos em promoções. Além disso, o Código de Defesa do Consumidor determina que a oferta e a apresentação de produtos devem assegurar informações claras e ostensivas sobre as características, preços e prazos de validades, entre outras informações.

Continua após o anúncio

Fonte: Prefeitura de Itajaí – SC

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais

Mais Lidas

RECEITAS