- PUBLICIDADE GOOGLE-

Governo de SC assina acordo com Instituto Interamericano para incentivar a cooperação científica internacional

O Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), e o Inter-American Institute for Global Change Research (IAI) assinaram um Memorando de Entendimento para a construção de programas em ciência, tecnologia e políticas pública, em prol do desenvolvimento econômico, social e sustentável nas Américas.

Entre os mecanismos previstos no acordo, o presidente da Fapesc, Fábio Wagner Pinto, destaca a possibilidade de fomentar o aperfeiçoamento das habilidades e vocações científicas e diplomáticas dos pesquisadores e líderes catarinenses, com grupos de excelência signatários às redes cooperativas do IAI e do Belmont Forum, para postular projetos transdisciplinares multipaíses em chamadas globais e gerar o progresso em Santa Catarina em eixos temáticos prioritários.

Continua após o anúncio

“O plano de trabalho pactado com o IAI é um dos primeiros passos da Fapesc para a fomentar o crescimento social e econômico local através da internacionalização da ciência com agências de financiamento internacionais e organismos intergovernamentais. O IAI organiza chamadas públicas e treinamentos em vários temas de interesse do Estado, como: bioeconomia; oceano; populações ribeirinhas e costeiras; florestas tropicais; clima, ambiente e saúde; clima e patrimônio cultural; transição energética; entre outros”, afirmou o presidente da Fapesc.

A vice-diretora executiva do IAI, Marcella Ohira, que está em Santa Catarina para divulgar o trabalho do IAI e avançar na colaboração com a Fapesc, listou as oportunidades de cooperação científica e diplomacia cientifica que o acordo possibilitará para o Estado: promoção de redes de pesquisas colaborativas, em temas de relevância local, regional e global das mudanças ambientais globais; fomento de CTI em colaboração com outros países; capacitação de capital humano e institucional para o co-design e execução de projetos transdisciplinares multipaíses; formação de assessores científicos para promover ciência para políticas e políticas para a ciência; mobilidade cientifica; e organização de fórum e workshops internacionais de diplomacia científica.

Continua após o anuncio

“Muitas colaborações podem surgir desse acordo de entendimento entre o IAI e a Fapesc. O IAI é um organismo intergovernamental e nós trabalhamos para fomentar uma ciência cooperativa, a partir de diferentes temas de prioridade dos governos das Américas e das mudanças ambientais globais, bem como desenvolver e implementar programas que facilitem a comunicação e o uso da ciência para apoiar os processos de tomada de decisão dos setores público e privado”, destacou Marcella.

Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News

Durante sua passagem em Florianópolis, a vice-diretora executiva do IAI também proferiu a palestra “Diplomacia Científica para as Américas: Abordando os Desafios Globais”, evento organizado pela Fapesc que integra o ciclo de capacitações das Jornadas de CTI de Alta Performance, com especialistas internacionais e responsáveis por cases de excelência em CTI na América Latina.

Continua após o anúncio

Objetivos do IAI

A missão do IAI é promover os princípios de excelência e integridade científica, cooperação internacional, disseminação da ciência e capacitação, bem como o intercâmbio pleno e aberto de informações científicas relevantes para as mudanças globais, a fim de materializar a visão de um continente americano sustentável.

Fundado em 1992, atualmente, o IAI trabalha com 19 países: Argentina, Bolívia, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, República Dominicana, Equador, Guatemala, Jamaica, México, Panamá, Paraguai, Peru, Estados Unidos da América, Uruguai e Venezuela.

Além disso, o IAI sedia o Fórum Belmont, um consórcio de agências de financiamento de mais de 30 países de todo o mundo, comprometidos com o avanço da ciência transdisciplinar das mudanças ambientais globais, estabelecido em 2009.

Ações prévias entre IAI e Fapesc

A convite do IAI, a Fapesc teve representação no Training Workshop em Diplomacia Científica do Centro de Diplomacia Científica do IAI, organizado pelo IAI e Secretaria Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação da República do Panamá (SENACYT), entre 17 e 19 de outubro, na Cidade do Panamá, e também na Reunião Regional das Américas do Global Research Council (GRC), organizado pelo Conselho Nacional de Investigações Científicas e Técnicas (CONICET) da Argentina e Agência Nacional de Investigação e Desenvolvimento (ANID) do Chile, entre 18 e 20 de novembro de 2023, em Buenos Aires.

Essas iniciativas viabilizaram estabelecer intenções de cooperação técnica e diplomacia científica em agendas de interesse global e regional como: declaração do Panamá, com o entendimento das partes, membros e associados do IAI sobre diplomacia científica; e postulação e aprovação da Fapesc como membro do Fórum de Belmont.

Fonte: Governo SC

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais

Mais Lidas

RECEITAS