Foto: Cíntia Angeli/ SAS
O Governo de Santa Catarina, representado pela secretária de de Assistência Social, Mulher e Família, Maria Helena Zimmermann, está participando do 70º Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social que iniciou nesta quarta-feira, 29, e vai até o dia 1º no Rio de Janeiro. Durante três dias serão apresentados cases de sucesso de estados e cidades e discutidos temas como regularização fundiária, revitalização de áreas urbanas para habitação, planejamento orçamentário para o setor, entre outros.
Segundo a secretária, a participação em eventos como esse é fundamental para que o estado esteja atualizado e também conheça experiências exitosas de outros locais e que podem inspirar ações em Santa Catarina. “É um espaço muito importante porque estamos aqui discutindo políticas públicas para o desenvolvimento das famílias. Está sendo muito produtivo e voltaremos para Santa Catarina com muitas ideias”, disse.
Maria Helena destacou ainda que pensando no déficit habitacional em Santa Catarina, o Governo do Estado tem buscado desenvolver uma política pública para o setor e a primeira iniciativa foi a elaboração do Diagnóstico Estadual de Habitação de Interesse Social que foi iniciado em junho e está em fase final de conclusão. “Esse documento vai possibilitar um levantamento da realidade de todos os municípios catarinenses para que possamos pensar em soluções efetivas. Já conversamos com o governador Jorginho Mello sobre essa necessidade e estamos sim buscando investimentos para trazer um grande resultado na linha da habitação”.
O evento no Rio de Janeiro inclui também uma apresentação nesta quinta-feira, 30, dos programas e projetos habitacionais ganhadores do Selo de Mérito 2023 que premia estados e municípios por iniciativas exitosas no setor de habitação social.
Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família
Texto: Helena Marquardt/ Ascom SAS
(48) 3664-0908
Fonte: Governo SC