Casan perfura solo do Pacuca para captar água

Notícias de Santa Catarina - SC HOJE

Foto: Amocam.

Moradores do Campeche ficaram em alerta com a chegada de uma máquina perfuradora da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) no Parque Cultural do Campeche – Pacuca neste final de semana. De acordo com informações da concessionária, trata-se de uma obra de perfuração do solo para captação de água. Porém, nenhuma autorização foi apresentada a representantes da Associação de Moradores do Campeche (Amocam) que fizeram a solicitação. Pelo menos o Serviço de Patrimônio Histórico (Sephan) deveria ter sido consultado por se tratar de área tombada pelo município.

Por isso, o mandato do deputado Marcos José de Abreu – Marquito (PSOL), presidente da Comissão de Turismo e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, acionou oficialmente: o Sephan; a Fundação do Meio Ambiente de Florianópolis (Floram), gestora do Pacuca; a Guarda Municipal Ambiental, responsável por fiscalizar a área; a Casan; e a Agência de Regulação de Serviços Públicos de Santa Catarina (Aresc).

Marquito conta que, durante as oficinas de construção dos planos de manejo das unidades de conservação de Florianópolis, o mandato sugeriu a inclusão do Pacuca como zona de amortecimento do Parque Natural Municipal das Dunas da Lagoa da Conceição. “O Pacuca é um importante ponto de ligação entre as dunas e o Refúgio de Vida Silvestre (Revis) Municipal do Morro do Lampião, outra unidade de conservação”, explica.

O deputado acrescenta que vê “com muita preocupação a falta de cuidado do poder público municipal com áreas tombadas e também o uso das águas dos lençóis freáticos, em um cenário de adensamento urbano, impermeabilização do solo, consequente dificuldade de recarga do Aquífero do Campeche e possibilidade de contaminação”.


Anita Grando Martins
Assessora de imprensa e coordenadora de Comunicação do deputado estadual Marquito (PSOL/SC)
48 99901-3074
48 3221-2661
anmartins11@gmail.com
Assembleia Legislativa de Santa Catarina

Fonte: Agência ALESC – Gabinetes

Maurício Freitas
Maurício Freitashttps://schoje.news/editor-chefe/%20
Publicado Por: Maurício Freitas, jornalista e Editor-Chefe responsável pelo SC Hoje. Com mais de 30 anos de experiência na comunicação em diversas regiões do Brasil, dedica-se a levar informação de qualidade e relevância para Santa Catarina. [Conheça a trajetória completa de Maurício Freitas na página EDITOR CHEFE

Leia Mais

Previsão do Tempo

Balneário Camboriú
nuvens dispersas
26.5 ° C
26.7 °
25.6 °
74 %
8.8kmh
40 %
sex
27 °
sáb
26 °
dom
28 °
seg
27 °
ter
23 °

Mais Lidas

-PUBLICIDADE-