Uma equipe da Agência Brasileira de Inteligência está em Chapecó onde realizou nesta semana reuniões no Centro de Atendimento ao Imigrante (CAI), em conjunto com a Polícia Federal.
De acordo com os Oficiais de Inteligência Luciana Campos e Diego Carvalho foram realizadas discussões, palestras e workshops com troca de informações sobre imigração.
Entre os temas estavam as tendências migratórias, segurança nacional, integração e acolhimento dos imigrantes. Também foi tratada sobre a cooperação entre os órgãos. Participaram das reuniões o coordenador do posto de atendimento aos imigrantes da Polícia Federal, Antônio Vergil, o consultor em segurança pública do Município, Márcio Bueno, a secretária da Família e Proteção Social, Isabel Trierveiler Machado, a coordenadora do CAI, Majulie Giolo Leite, Helena Karolyne de Biasi e Jaqueline Adriana Trierveiler, também da equipe da secretaria.
O Centro de Atendimento ao Imigrante (CAI), um serviço da Prefeitura de Chapecó, por meio da Secretaria da Família e Proteção Social, realiza aproximadamente 900 atendimentos por mês. São realizados acolhimentos, orientação, encaminhamento para emprego e outros benefícios. Mas a maioria das demandas é de regularização de documentação, que é feita em parceria com a Polícia Federal.
Em junho do ano passado a Polícia Federal instalou uma estrutura de atendimento ao lado do CAI, no Terminal Rodoviário Raul Bartolomei. Na oportunidade também foi disponibilizada uma sala e servidores para o Balcão de Empregos.
“Essa troca de informações com o Governo Federal é muito importante pois em Chapecó temos cerca de 17 mil imigrantes, de aproximadamente 50 nacionalidades, sendo que 12 mil são venezuelanos. Precisamos do envolvimento do setor público e também da sociedade civil para acolhermos os novos moradores, que demandam serviços de saúde, educação e assistência social”, disse a secretária Isabel Machado.
Fonte: Prefeitura de Chapecó – SC