- PUBLICIDADE GOOGLE-

Defesa Civil informa operação das barragens de contenção de cheias

Na imagem, a barragem de Ituporanga no dia 3 de novembro de 2023. Foto: Divulgação

Na manhã desta segunda-feira, 27, às 09:30h, foi iniciado o fechamento das Barragens Oeste e Sul. O fechamento das comportas visa reduzir os níveis dos rios nos municípios à jusante, ou seja, abaixo dos barramentos, fazendo com que esses rios tenham maior capacidade de absorver o aumento da vazão causado pelas chuvas previstas.

Continua após o anúncio

De acordo com o Aviso Meteorológico emitido pela Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina (SDC), são esperados grandes volumes de chuva para a terça, 28, trazendo risco MUITO ALTO para ocorrências de alagamentos e enxurradas, e ALTO para inundações na Bacia do Rio Itajaí.

::: Acesse aqui o Aviso Meteorológico :::

Continua após o anuncio

Barragem Oeste, Sul e Norte

Na manhã da quinta-feira, 23, foi iniciado o processo de esvaziamento dos reservatórios das barragens de contenção de cheias, Sul e Oeste, na região do Alto Vale do Itajaí. As aberturas ocorreram de forma gradual ao longo do dia, sempre respeitando os níveis de referência dos municípios localizados abaixo dos barramentos. Visando acelerar a taxa de esvaziamento do reservatório, neste domingo, 26, na Barragem Oeste, em Taió, foi possível realizar a abertura do canal extravasor em 3 metros.

Continua após o anúncio

Na Barragem Norte, em José Boiteux, mesmo com duas comportas fechadas o reservatório segue diminuindo, devido à abertura permanente da galeria lateral. A SDC informa que está acompanhando de forma constante a situação e trará novas atualizações. Fique atento aos alertas e siga as recomendações das Defesas Civis dos municípios.

Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News

Fonte: Governo SC

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais

Mais Lidas

RECEITAS