- PUBLICIDADE GOOGLE-

Itajaí é confirmada oficialmente como Capital Nacional da Pesca

O Município de Itajaí foi confirmado oficialmente como Capital Nacional da Pesca. A lei 14.733/2023, sancionada nesta sexta-feira (24) pelo Presidente da República, concedeu o título para a cidade. Maior porto pesqueiro do Brasil, Itajaí é responsável por 55% do mercado nacional da pesca e líder na venda de pescado congelado no país.

A região de Itajaí compõe atualmente o maior polo pesqueiro industrial do Brasil e é responsável por mais de 80% de todo atum e sardinha em lata comercializados no país. Ao todo, são mais de 450 embarcações de pesca industrial nas mais variadas modalidades de captura, cerca de 40 indústrias de pescados congelados, as duas maiores enlatadoras de pescados da América Latina e o maior centro de produção de enlatados do mundo presentes na região. Além disso, Itajaí conta os dois primeiros barcos-fábrica construídos no Brasil.

Continua após o anúncio

“Somos o maior porto pesqueiro do Brasil, somos uma economia azul, somos do rio, do mar e principalmente, somos um grande polo náutico do país. Parabéns a todos os responsáveis que constroem esse importante setor da nossa economia. E que cada vez mais essa área possa impulsionar a nossa produção de riquezas, gerando empregos, distribuindo renda e desenvolvendo cada vez mais a nossa Itajaí”, destaca o prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni.

O setor da pesca de Itajaí também é referência em tecnologia, inovação e qualidade. Além disso, a cidade é a única do país a ter um escritório da Secretaria Nacional da Pesca. O segmento é ainda um dos maiores geradores de empregos da cidade, sendo responsável por quase 30 mil postos de trabalho diretos e indiretos.

Continua após o anuncio

“Somos a cidade onde converge a maioria do setor pesqueiro do Brasil e este título vem para reforçar e valorizar ainda mais todo trabalho que é realizado no município, além de dar ainda mais visibilidade para este importante setor da nossa economia”, comenta o secretário de Desenvolvimento Econômico de Itajaí, Thiago Morastoni.

De autoria do Senador Esperidião Amin, o projeto de lei que concedeu o título de Capital Nacional da Pesca para Itajaí foi encaminhado para sanção do presidente Lula no dia 1º de novembro de 2023, após ser aprovado pelo congresso nacional.

Continua após o anúncio

Fonte: Prefeitura de Itajaí – SC

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais

Mais Lidas

RECEITAS