- PUBLICIDADE GOOGLE-

Governador recebe desembargadores do TRF-4 para reunião sobre Saúde e Justiça

Foto: Roberto Zacarias / Secom

Visita de cortesia realizada pelos desembargadores tratou de assuntos importantes, como a expansão do assessoramento técnico de SC para nova área criada na Justiça Federal

Continua após o anúncio

O governador Jorginho Mello recebeu nesta sexta-feira, 24, uma visita de cortesia de desembargadores do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4). O encontro ocorreu na Casa d’Agronômica, junto com a Procuradoria-Geral do Estado, e também tratou sobre a instalação do Núcleo Justiça 4.0 em matéria de saúde na Seção Judiciária de Santa Catarina, além da intenção de que os serviços do Núcleo de Apoio Técnico ao Poder Judiciário (NATJus) da Secretaria de Estado da Saúde (SES) sejam ampliados para atender às demandas do novo setor da Justiça Federal.

“A saúde é um direito e está na Constituição. Estamos trabalhando para reduzir filas, consultar melhor as pessoas, regionalizar a Saúde, e para que as pessoas tenham acesso à medicação necessária. É assim que se faz um sistema de qualidade pro cidadão. Diversas providências nós estamos tomando para ir ao encontro do melhor resultado da saúde pública de Santa Catarina”, afirmou o governador.

Continua após o anuncio

Segundo o procurador-geral do Estado, Márcio Vicari, que participou do encontro, a ampliação da atuação do NATJus é o reconhecimento de que o trabalho realizado pelo grupo é fundamental para viabilizar o acesso à saúde, além de contribuir com a desjudicialização. “A preocupação do governador e que tem sido buscada pela PGE/SC é que as pessoas possam acessar medicamentos que tenham eficácia cientificamente comprovada e sem precisar mover um processo judicial para isso, o que ajuda a reduzir os custos que a Administração Pública tem com a tramitação das ações e agiliza a entrega a quem precisa”, disse o chefe da PGE.

Atualmente o órgão central de serviços jurídicos do Executivo coordena um grupo de trabalho multi-institucional com foco na desjudicialização na área da saúde.

Continua após o anúncio

O NATJus recebeu, também nesta sexta, o prêmio Justiça e Saúde 2023 na categoria Poder Público, durante o II Congresso do Fórum Nacional do Judiciário para a Saúde (Fonajus), que ocorreu em Foz do Iguaçu, no Paraná. O trabalho de assessoramento técnico prestado pelo núcleo aos magistrados, que busca a resolutividade das demandas de acordo com o que é preconizado no Sistema Único de Saúde (SUS), foi condecorado com o primeiro lugar na concorrência com os outros Estados da federação.

A comitiva do TRF-4 foi composta pelo presidente do Tribunal, desembargador federal Fernando Quadros da Silva; pela desembargadora federal Vânia Hack de Almeida, corregedora-regional da Justiça Federal da 4ª Região; pelo juiz diretor do Foro da Seção Judiciária de SC, Henrique Luiz Hartmann; pelo juiz-auxiliar da Corregedoria-Regional da 4ª Região, Tiago do Carmo Martins; pelo juiz federal Anderson Barg, coordenador do Núcleo de Justiça 4.0 em matéria de saúde em SC; pelo juiz federal Antônio Araújo Segundo, da 6ª Vara Federal de Joinville; pelo diretor-geral do TRF-4, Arnaldo Fernando Girotto; e pela diretora da Secretaria Administrativa da Justiça Federal em Santa Catarina, Rogéria Ramos.

Informações adicionais para a imprensa:
Felipe Reis
Procuradoria-Geral do Estado
[email protected]
(48) 3664-7650 / 3664-7834 / 98843-2430

Fonte: Governo SC

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais

Mais Lidas

RECEITAS