- PUBLICIDADE GOOGLE-

Programa Defesa Civil na Escola forma 250 estudantes de Morro da Fumaça

Fotos: Ascom Prefeitura Morro da Fumaça

Na noite de quarta-feira, 22, mais de 200 alunos de Morro da Fumaça participaram da formatura do Programa Defesa Civil na Escola (PDCE), da Secretaria de Esdato da Proteção e Defesa Civil (SDC), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (SED) e Secretaria Municipal de Educação. A celebração aconteceu no Ginásio Municipal de Esportes Jorge Silva, no município de Morro da Fumaça. O evento simboliza o rito da conclusão da capcitação ofertada aos alunos da rede pública municipal e privada de ensino.

Continua após o anúncio

Ao longo deste ano, os estudantes participaram de palestras, saídas de campo e dinâmicas em sala de aula, com o objetivo de capacitar professores e alunos para serem multiplicadores, através do Núcleo Escolar de Proteção e Defesa Civil (Nepdec), que visa incentivar a atuação de forma compartilhada e eficaz na prevenção e gestão de risco de desastres junto à comunidade e a Proteção e Defesa Civil do município.

“A Defesa Civil é uma das áreas mais importantes para garantir a segurança da população em situações de emergência. A escola é um importante espaço para disseminar informações e práticas de segurança para a população, em especial para crianças e jovens. O programa torna as disciplinas de geografia e ciências mais inovadoras, desenvolvendo práticas pedagógicas interdisciplinares que visam uma educação integral na formação cidadã e humanizadora dos educandos, e a concretização de uma nova ética planetária”, detalha o coordenador do Nepdec de Morro da Fumaça, Rodrigo Borges Francisco.

Continua após o anuncio

Em Morro da Fumaça o projeto está implantado desde 2021 e já capacitou aproximadamente 500 beneficiados. O grupo de formandos deste ano é composto por 250 estudantes das turmas dos 7º anos do Colégio Interação e das Escolas de Educação Básica Municipal: Maurina de Souza Patrício, Olívio Recco, Pietro Maccari e Vicente Guollo.

Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News

“A iniciativa desempenha papel vital ao preparar estudantes para lidar com situações de emergência. Ao promover a conscientização e treinamentos, ele cria uma comunidade escolar mais resiliente, capaz de responder de maneira eficaz a desastres naturais ou eventos imprevistos. Essa preparação não apenas salva vidas, mas também educa jovens cidadãos sobre a importância da segurança e cooperação em momentos críticos”, destaca o Secretário do Sistema de Educação, Marcos Silveira.

Continua após o anúncio

A cerimônia também marcou a troca de diretoria do Nepdec de cada uma das escolas participantes, apontada através de votação. Os eleitos são alunos do 7º e 8º ano, que já passaram pela capacitação e agora estão aptos a integrar a coordenação dos trabalhos, que é renovada a cada ano, mediante a formação de novas turmas.

“Através do programa passei a ver o mundo de outra forma, agora, consigo perceber os riscos e ajudar, é como o próprio slogan diz ‘Defesa Civil somos todos nós’. Ao integrar o núcleo, espero conseguir compartilhar essas informações no meu bairro e com outras pessoas”, destaca um dos presidentes empossados, Gabriel Martins.

O evento contou com a presença do vice-prefeito, Eduardo Guollo, representando a Administração Municipal, a secretária de Educação licenciada, Greicy Salvador Zaccaron, a presidente do legislativo fumacense, vereadora Silvana de Vasconcelos, o subtenente Joel Cândido, representando a Defesa Civil estadual e o coordenador da Defesa Civil municipal, Natan Felipe Souza, responsável por realizar as determinadas atividades com as turmas.

Fonte: Governo SC

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais

Mais Lidas

RECEITAS