ETE Ingleses. Foto: Cinemáquina/Acervo CASAN
Com a inauguração da Estação de Tratamento de Esgoto dos Ingleses na próxima segunda-feira (27), Florianópolis terá capacidade para tratar mais 5% de esgoto, passando de 67% para 72% de cobertura de população na área urbana. Essa é apenas a primeira ação da CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) para garantir a meta de 90% de esgoto tratado na Ilha até 2028.
Para atingir essa porcentagem, a Companhia atualmente executa obras em outras três estações. O investimento delas somado com o da ETE Ingleses é de mais de R$ 500 milhões, valores obtidos via financiamento com a Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) e Caixa Econômica Federal.
Das obras em andamento, a da ETE João Paulo é a que está mais avançada, com previsão de inauguração para fevereiro de 2024. Ela vai atender aos bairros João Paulo, Monte Verde, Saco Grande, Cacupé, Santo Antônio de Lisboa e Sambaqui, totalizando 25 mil habitantes e 3,6% de incremento na cobertura.
ETE João Paulo. Foto: Cinemáquina/Acervo CASAN.
No Centro, a CASAN está fazendo a expansão do Sistema de Esgotamento Sanitário Insular. Com a ampliação, a vazão tratada da ETE Insular vai passar de de 296 L/s para 612 L/s, atendendo os bairros Itacorubi, Parque São Jorge, Jardim Anchieta, Córrego Grande e Pantanal. A nova vazão da ETE entra em operação em agosto de 2024 e as obras de rede finalizam no primeiro semestre de 2025.
Concretagem na ampliação da ETE Insular. Foto: Acervo CASAN.
A Companhia também já licitou a contratação de uma empreiteira para a retomada da obra da ETE Campeche, paralisada há mais de uma década. Com 70% da obra física concluída, a Estação terá dois emissários, sendo um para levar o esgoto das redes instaladas no Campeche até a estação e outro para levar o efluente tratado até o Saco dos Limões.
ETE Campeche. Foto: Cinemáquina/Acervo CASAN
Além das estações em andamento, estão em fase de projeto duas novas estações e uma ampliação de rede. No Sul da Ilha, a CASAN estuda a implementação do projeto do SES Pântano do Sul, também com ETE própria.
Já para o Norte da Ilha, a Companhia pretende implantar o SES São João do Rio Vermelho, que igualmente contará com uma nova ETE. Também no Norte, está prevista a ampliação de rede coletora e emissário para as regiões da Vargem Grande, Daniela, Canasvieiras, Cachoeira, Ponta das Canas, Lagoinha, Praia do Forte e Ratones.
Fonte: Governo SC