- PUBLICIDADE GOOGLE-

Sessão solene marca a entrega da Comenda do Legislativo Catarinense 2023

Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News

Solenidade foi realizada na noite desta segunda-feira (20)

Continua após o anúncio

A Assembleia Legislativa realizou na noite desta segunda-feira (20) a entrega da Comenda do Legislativo Catarinense 2023. A solenidade de outorga da mais alta honraria concedida pelo Parlamento estadual ocorreu no Plenário Deputado Osni Régis, na presença de autoridades, homenageados e familiares.

A edição deste ano, a 14ª da história da honraria instituída por meio da Resolução 8/2008, 43 pessoas físicas e jurídicas foram agraciadas com a comenda que reconhece os feitos daqueles que desempenham papel relevante na sociedade. Na sessão desta segunda, coube ao deputado Mário Motta (PSD) se manifestar em nome dos parlamentares catarinenses.

Continua após o anuncio

Ao iniciar o discurso, ele lembrou das enchentes que atingem várias regiões do estado desde outubro e demonstrou solidariedade às vítimas. “Peço que transmitam nosso pensamento, nossas energias e nossas orações”, disse.

Motta lembrou que a comenda é a mais alta honraria concedida pela Alesc e que a entrega dela é um momento de celebração e gratidão.

Continua após o anúncio

“É com grande emoção e honra que nos reunimos esta noite para celebrar e reconhecer aqueles que por meio de seu compromisso social e empreendedorismo – pessoas, empresas e instituições – têm deixado uma marca permanente em nosso estado”, afirmou. “Promovem ações relevantes e de destaque, uma maneira de cultivar as sementes da excelência que todos vocês inseriram nessa abençoada terra de Santa Catarina e que, ao brotar, fazem diferença na sociedade.”

GALERIA – Confira as imagens da entrega da Comenda do Legislativo Catarinense 2023

ASSISTA – Confira a íntegra da sessão solene de outorga da comenda

A sessão solene foi comandada pelo presidente da Assembleia, deputado Mauro de Nadal (MDB). Ele destacou que a solenidade deste ano ocorreu no Dia Nacional da Consciência Negra, “um dia especial em que podemos refletir sobre a necessidade de nos empenharmos na construção de uma sociedade plural e integradora”.

O deputado também destacou a figura de Antonieta de Barros, a passagem recente da deputada Vanessa da Rosa (PT) pelo Parlamento e o Programa Antonieta de Barros (PAB), desenvolvido pela Alesc. “Entendemos que ainda há muito a ser feito pela inclusão”, afirmou Nadal.

Sobre a solenidade, o presidente lembrou que a comenda é um reconhecimento a quem faz a diferença em Santa Catarina. “Vivemos uma noite memorável. A comenda é concedida a quem faz a diferença em favor de Santa Catarina e sua gente.”

Os homenageados foram representados pelo procurador Fernando da Silva Comin, ex-chefe do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e atual membro do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Ele também fez referência ao Dia da Consciência Negra e citou a professora Jeruse Mourão, única pessoa negra homenageada na comenda deste ano.

No discurso, Comin ressaltou os indicadores positivos do estado, destacou a importância da prática da boa política para a democracia, além do papel do Poder Legislativo nesse processo. “Sem a ação positiva do Parlamento, nenhum direito, nenhuma política pública, nenhuma garantia fundamental pode ser implementada e assegurada pelos demais poderes”, acrescentou.

Ele também apontou que os homenageados representam a diversidade do estado. “Não podemos perder de vista a importância desta sessão, do reconhecimento da atuação de cada homenageado pelos legítimos representantes do povo na formação desse patrimônio imaterial inestimável que é o orgulho de ser catarinense.”

Além da entrega da honraria, a sessão também teve apresentações musicais. A execução do Hino Nacional Brasileiro e do Hino de Santa Catarina coube ao barítono Juan Pablo Rodrigues, acompanhado do tecladista Natan Medeiros. O duo de contrabaixo e voz “A corda em si”, composto por Mateus Costa e Fernanda Rosa, também se apresentou.

Participaram da sessão solene o secretário de Estado da Segurança Pública, Paulo Cesar Ramos de Oliveira, que representou o governador Jorginho Melo (PL); o desembargador Gerson Cherem II, do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC); o procurador geral de Justiça Fábio Trajano; o presidente em exercício do Tribunal de Contas do Estado (TCE), conselheiro José Nei Ascari; e o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto (PSD).

Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News

Marcelo Espinoza
Agência AL

Fonte: Agência ALESC

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais

Mais Lidas

RECEITAS