- PUBLICIDADE GOOGLE-

Defesa Civil do Estado confirma ocorrência de tornado em Urupema no sábado

Fotos: Divulgação / DCSC

Nesta manhã de sábado, 18, um aglomerado de tempestades severas avançaram pela região do Planalto Sul de Santa Catarina. Estas tempestades possuíam potencial para provocar danos associados a ventos e chuvas intensas, como destelhamentos, quedas de árvores, danos na rede elétrica, assim como alagamentos. Nesta análise, destacam-se as ocorrências registradas no município de Urupema, especificamente na comunidade de Cedro. Após a passagem da tempestade, uma residência foi parcialmente destruída. Além disso, a estrutura do telhado foi completamente arrancada. Os destroços foram encontrados distantes da residência, indicando que foram arremessados. Nos entornos, diversas árvores de grande porte foram torcidas e tombadas.

Continua após o anúncio

Nas imagens do Radar Meteorológico do Morro da Igreja, foram observadas intensas tempestades se aproximando do município por volta das 09h, como mostra a figura abaixo. Estas tempestades avançaram rapidamente, atuando sobre a região em um curto período de tempo. Quanto aos ventos, o radar subestimou a velocidade dos ventos na região dos danos.

Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News

Figura 2: Imagens do Radar Meteorológico do Morro da Igreja, às 09h30 hora local nos campos de (a) CAPPI (dBZ), (b) CAPPI V. Fonte: Defesa Civil de Santa Catarina.

Continua após o anuncio

O produto GLM (Geostationary Lightning Mapper), do satélite GOES-16 utilizado para o monitoramento das descargas elétricas atmosféricas em tempo real, reforça as características de tempo severo do sistema. Na figura abaixo, é possível observar uma grande quantidade de raios no período, indicado pelos círculos coloridos. A imagem, do horário das 09h30, mostra os raios dos 10 minutos anteriores ao evento nos tons de amarelo, laranja, vermelho e roxo, enquanto as cores azuis e verde mostram raios que ocorreram entre 10 a 30 minutos. Pelas cores, é possível observar que em 20 minutos a região mais intensa do sistema percorreu o município por inteiro. Neste período, foram observados por volta de 200 raios na região como um todo.

Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News

Figura 3: Descargas elétricas observadas entre às 09 e 09h30 do dia 18/11, segundo o produto “Geostationary Lightning Mapper” (GLM). Fonte: Defesa Civil de Santa Catarina.

Continua após o anúncio

Na estação meteorológica de Urupema, os ventos começaram a acelerar com a aproximação dos sistemas, entretanto, teve seu pico no horário entre às 09h e 10h, como mostra o gráfico abaixo, onde alcançou valores de 107 km/h. Vale lembrar que as estações meteorológicas são representativas em sua proximidade, isto quer dizer que o sistema como um todo provocou ventos intensos, entretanto, na localidade dos danos os valores devem ter sido ainda mais altos.

Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News

Figura 4: Velocidade do vento observado na estação de Urupema no dia 18 de novembro de 2023. Fonte: Epagri/CIRAM

Em resumo, no dia 18 de novembro, por volta das 9h, um aglomerado de tempestades avançou sobre a região do Planalto Sul. O evento foi bastante destrutivo na comunidade de Cedro, em Urupema, com a destruição parcial de uma residência e destroços que foram arremessados por uma distância significativa, assim como árvores de grande porte que foram torcidas e tombadas. Pela análise dos danos, é possível concluir que os estragos foram resultados da atuação de um tornado. Os dados mostram que a velocidade do vento na região superou os 100km/h, mas devem ter sido ainda mais intensos na localidade afetada.

Fonte: Governo SC

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais

Mais Lidas

RECEITAS