- PUBLICIDADE GOOGLE-

Prefeitura de Criciúma promove encerramento do Projeto de Intervenção Pedagógica e de Alfabetização de 2023

Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News

A Prefeitura de Criciúma, por meio da Secretaria Municipal de Educação, promoveu, no decorrer deste mês, encontros de encerramento do Projeto de Intervenção Pedagógica e de Letramento (Pipa) de 2023. O programa, desenvolvido pela Administração Municipal, teve início em abril, contemplando sete encontros ao longo do ano e beneficiando os educadores da rede municipal de ensino de Criciúma.
O Pipa tem por objetivo promover ações voltadas ao processo de alfabetização e letramento na idade certa dos estudantes da rede municipal, tendo como público-alvo os pedagogos dos grupos VI da Educação Infantil e 1° e 2° anos do Ensino Fundamental.
No total, 36 professores apresentaram práticas e vivências que contribuíram para o avanço da alfabetização e letramento das turmas em que atuaram durante o ano letivo, possibilitando aos pedagogos presentes analisarem o desenvolvimento dos estudantes que produziram os trabalhos. “As formações do Pipa oferecem ferramentas para o aprimoramento dos processos de ensino e de aprendizagem de nossas crianças, com destaque à alfabetização e ao letramento”, relata a coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Gislene Sala.
De acordo com Gislene, uma das ações do projeto foi envolver professores da Educação Infantil, em conjunto com os professores dos 1° e 2° anos da rede municipal. “A leitura e a escrita são práticas sociais e as crianças também têm o direito de aprender, sempre por meio das brincadeiras e interações”, afirma. As vivências apresentadas ao longo dos encontros incluem contação de histórias, jogos de alfabetização, letramento matemático, projetos de leitura, atividades inovadoras e materiais didáticos diferenciados. Os pedagogos refletiram sobre o seu trabalho em sala de aula, a fim de aprimorar ainda mais suas práticas pedagógicas, potencializando a alfabetização na idade certa.
Conforme o secretário municipal de Educação, Celito Cardoso, é por meio das ações organizadas pelo Pipa que os educadores entendem de que forma as crianças aprendem a ler e escrever, definindo assim um método de ensino mais assertivo. “Essa iniciativa mostra o empenho dos professores em sempre buscar melhorias para as práticas pedagógicas, realizando diagnóstico e planejamentos que tem como objetivo promover aprendizagens significativas aos estudantes. O Pipa foi algo lançado nesse ano e tenho certeza de que fará a diferença no percurso formativo do ciclo de alfabetização”, conta.

Fonte: Prefeitura de Criciúma

Continua após o anúncio

 

Gostou da notícia?

Aproveite para participar do nosso grupo no whatsapp e receba notícias exclusivas diariamente. ENTRE NO GRUPO AQUI! É grátis, e você recebe em primeira mão as nossas notícias!

Continua após o anuncio

Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News

Siga o SC Hoje News no Google News para ficar bem informado.

Continua após o anúncio

Siga nosso perfil no Instagram: @schojenews

Siga nossa página no Facebook: @schojenews

Inscreva-se no nosso Canal no YouTube: @schojenews

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais

Mais Lidas

RECEITAS