- PUBLICIDADE GOOGLE-

Fundação Cultural de Criciúma promove exposição Vastos Mundos

Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News

Com espaços repletos de referências, a exposição “Vastos Mundos” abordará os pontos de vista de cinco artistas, explorando suas identidades e seus universos. A iniciativa, promovida pela Administração Municipal, por meio da Fundação Cultural de Criciúma (FCC), contará com uma homenagem à artista Berenice Gorini, que participou da Bienal de São Paulo. O público terá acesso as obras a partir deste sábado (18), na Galeria de Arte Contemporânea Willy Zumblick, no Centro Cultural Jorge Zanatta, das 11h às 17h. A exposição ocorre até o dia 11 de dezembro.
De acordo com o presidente da FCC, Joster Favero, a proposta da exposição coletiva é divulgar as obras dos artistas nas salas da Galeria de Arte, ou seja, cada artista terá uma sala destinada aos seus trabalhos. “A exposição resgatará as escalas dos trabalhos com o espaço arquitetônico da Galeria de Arte, dialogando, também, com o externo. A exposição trará uma diversidade, também, da materialidade na linguagem artística, como instalações, tecidos, pintura, escultura, tapeçaria e desenhos”, evidencia.
Além de abrir espaço para os artistas catarinenses, a iniciativa busca homenagear a artista Berenice Gorini, natural de Nova Veneza, que teve a oportunidade de expor seus trabalhos artísticos na cidade de São Paulo e que possui um acervo especial na FCC. “Homenagearemos uma das maiores artistas catarinenses vivas, e uma das poucas artistas que já esteve em uma Bienal de Arte. Terão fragmentos de obras da Berenice, do acervo permanente da Fundação Cultural, mas mostraremos obras raras e inéditas, nunca mostrada ao público em geral, em fases diferentes da carreira artística”, revela o responsável pela curadoria da exposição “Vastos Mundos”, Marcos Dagostin.
Os cinco artistas que terão obras divulgadas na exposição “Vastos Mundos” são Angelia Neumaier, Berenice Gorini, Heitor Machado, Luiza Caldari e Nestor Junior. Os artistas estarão sob a direção cultural do diretor de Cultura da FCC, Ismail Ahmad. “A Fundação Cultural está empenhada em garantir espaços adequados, trazer opções para os criciumenses e, principalmente, para os artistas, valorizando a cultura”, acentua Favero.
Uma exploração do mundo de cada artista
Não é a primeira vez que a artista Angelia Neumaier vai expor seus trabalhos, porém, segundo ela, a exposição “Vastos Mundos” não deixa de ser importante. Em seu olhar, a Galeria de Arte Contemporânea Willy Zumblick é uma das mais modernas de Santa Catarina. “O processo gráfico do meu trabalho surgiu a partir da experiência que vivi na indústria cerâmica e serigráfica, momento em que o poliéster serigráfico se tornou o objeto principal do meu processo de criação”, explica a artista. Angelia conta que passou a recolher, costurar, pintar e realizar serigrafias sobre e a partir desse material. “A memória que os materiais trazem e os gestos anônimos impregnados são os referenciais principais desta pesquisa artística”, destaca.
Já Nestor Junior apresentou, somente no Brasil, mais de 30 exposições coletivas e individuais, e percorreu caminhos na França e Portugal. “Em geral, ao longo do tempo, vou construindo uma série de referências visuais, sonoras, leituras, memórias afetivas e, na hora da criação, essas referências vão se desdobrando, se transformando até o resultado de uma obra”, pontua o artista.
“É sempre uma grande alegria poder compartilhar um pouco do trabalho para o qual me dedico diariamente, especialmente, quando a exposição, além de presencial, é coletiva. Vejo como um aspecto muito positivo o interesse da Fundação Cultural de Criciúma em explorar seu espaço para que os artistas possam compartilhar com moradores da cidade e região um pouco mais sobre arte e cultura”, pondera a artista Luiza Caldari.

Fonte: Prefeitura de Criciúma

Continua após o anúncio
Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais

Mais Lidas

RECEITAS