- PUBLICIDADE GOOGLE-

Cidasc lança Manual do Produtor Rural para facilitar processo de cadastro no Sigen+

A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) divulga, nesta sexta-feira, 17 de novembro, o “Manual do Produtor Rural de Santa Catarina“, uma iniciativa voltada para os produtores rurais do estado. O manual, elaborado pela médica veterinária da Cidasc, Simone Brito Senger e pelo doutor em Ciência Animal Juliano Santos Gueretz, faz parte de suas dissertações de mestrado na Universidade do Estado de Santa Catarina e no Instituto Federal Catarinense, Campus Araquari, respectivamente.

O principal objetivo do manual é fornecer orientações detalhadas sobre os documentos necessários para o cadastro de produtores rurais no Sistema Sigen+. O manual abrange uma ampla gama de informações essenciais, desde a listagem de documentos necessários para o cadastro até detalhes específicos sobre a emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA) dentro do estado e para outras localidades.

Continua após o anúncio

Principais Tópicos Abordados:

Cadastro do Produtor Rural: O manual fornece uma lista abrangente dos documentos necessários para o cadastro, facilitando o processo para os produtores.

Continua após o anuncio

Documentos da Propriedade: Detalhes sobre os documentos relativos à propriedade necessários para o cadastro eficaz no Sistema Sigen+.

Guia de Trânsito Animal (GTA): Informações sobre a emissão da GTA para o trânsito entre propriedades em Santa Catarina, bem como para outros estados.

Continua após o anúncio

Identificação de Bovinos e Bubalinos: Orientações sobre como solicitar a identificação desses animais de forma eficiente.

Atualização Cadastral e Saldo de Animais: Instruções para manter os dados cadastrais atualizados e verificar o saldo de animais.

Notificações de Doenças: Procedimentos para realizar notificações de doenças, contribuindo para a defesa agropecuária, sanidade ambiental e humana.

Abordagem Didática e Ilustrada:
O “Manual do Produtor Rural de Santa Catarina” destaca-se por sua abordagem didática, objetiva e ilustrada. O material inclui imagens de estudantes do Ensino Fundamental I, provenientes de escolas municipais catarinenses, que participaram do Projeto Sanitarista Junior, desenvolvido pela Cidasc. Esse projeto, integrado ao Programa Estadual de Educação Sanitária em Defesa Agropecuária, busca transmitir conteúdos relacionados à defesa agropecuária, sanidade animal, sanidade vegetal e inspeção de produtos de origem animal nas salas de aula desde 2015.

Clique aqui e acesse o “Manual do Produtor Rural de Santa Catarina“.

+Projeto Sanitarista Junior

O Projeto Sanitarista Junior, focado na defesa agropecuária, sanidade ambiental e humana, foi elaborado a partir da construção do Programa Estadual de Educação Sanitária em Defesa Agropecuária e desenvolvido para ser executado junto às escolas por livre demanda. Desde 2015 leva para a sala de aula conteúdos transversais, relacionados à defesa agropecuária, como sanidade animal, sanidade vegetal e inspeção de produtos de origem animal.

Mais de 15 mil estudantes catarinenses já foram beneficiados com esta iniciativa. Ao final do ano letivo eles recebem o certificado de Sanitarista Junior, por completarem a jornada. O material didático é fornecido pela Cidasc e foi desenvolvido por profissionais da companhia, para apresentar as questões sanitárias de forma lúdica e adequada à faixa etária. Trata sobre temas como: saúde animal, sanidade vegetal, qualidade dos produtos agropecuários, uso correto de agrotóxicos, agricultura orgânica, bem-estar animal, preservação do meio-ambiente e promoção da saúde humana.

O propósito do projeto é promover mudanças de comportamento, iniciando por tornar a nova geração mais consciente dos benefícios que os cuidados com a sanidade trazem para a produção agropecuária e para a sociedade. As aulas envolvem saídas de campo, apresentação de vídeos educativos e práticas dentro do contexto da defesa agropecuária.

Ficou interessado no Projeto Sanitarista Junior?

Agende uma apresentação sobre o projeto na sua instituição. Envie sua solicitação para o e-mail: [email protected]

Mais informações à imprensa:
Alessandra Carvalho
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
[email protected]
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500

Fonte: Governo SC

 

Gostou da notícia?

Aproveite para participar do nosso grupo no whatsapp e receba notícias exclusivas diariamente. ENTRE NO GRUPO AQUI! É grátis, e você recebe em primeira mão as nossas notícias!

Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News

Siga o SC Hoje News no Google News para ficar bem informado.

Siga nosso perfil no Instagram: @schojenews

Siga nossa página no Facebook: @schojenews

Inscreva-se no nosso Canal no YouTube: @schojenews

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais

Mais Lidas

RECEITAS