- PUBLICIDADE GOOGLE-

Egresso da Udesc Oeste tem diploma reconhecido na Itália para trabalhar como enfermeiro

Formado pelo Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Chapecó, o enfermeiro Robson Lovison obteve neste ano o reconhecimento do título de Enfermeiro na Itália. Residente no país europeu desde 2022, ele já atua como enfermeiro desde sua chegada.

Robson compartilha sua jornada profissional e oferece suporte a enfermeiros brasileiros que desejam trabalhar no exterior por meio de seu perfil no Instagram. Segundo ele, o objetivo é “encorajar outras pessoas a viver seus sonhos”.

Continua após o anúncio

O egresso destaca que, devido à escassez de enfermeiros na Itália após a pandemia, foi implementado um decreto no País, válido até 2025 (podendo ser postergado), que permite a entrada desses profissionais antes da validação do título.

Ele ressalta a importância de os enfermeiros regularizarem seus títulos até essa data, pois, após esse prazo, pode não ser mais possível atuar no Itália sem a validação equivalente.

Continua após o anuncio

Exercício profissional

O certificado de equivalência obtido por Robson é parte do processo de inscrição para conseguir o registro geral no Conselho de Enfermagem da Itália, que regulamenta o exercício da atividade profissional.

Continua após o anúncio

Assim como no Brasil, o diploma universitário não habilita ao exercício da profissão no país estrangeiro. Antes de atuar, o profissional precisa se registrar no Conselho de Enfermagem e passar por uma prova linguística voltada a questões da profissão e às legislações vigentes.

“O processo durou alguns meses, expresso minha gratidão aos docentes e técnicos da Udesc Oeste que me auxiliaram na preparação dos documentos, com destaque especial para a professora Rosana Amora Ascari, cuja colaboração foi fundamental”, conta o enfermeiro.

Ensino

Formado em 2019, Robson destaca a competência e a preparação robusta da enfermagem brasileira para atuar globalmente. Ele enfatiza a importância da formação universitária, incluindo o sólido embasamento teórico-científico, a aplicação prática da teoria e a aquisição consistente de conhecimentos.

“É um privilégio ser formado por uma instituição pública, cinqüentenária e que preza pela qualidade do ensino. Destaco em especial duas professoras: Iselda Pereira e Tania Ascari, pelas quais tenho meu eterno amor e gratidão, pois me mostraram, pelo exemplo, um caminho que faz sentido para mim”, conclui.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: [email protected]
Telefones: (48) 3664-7935/8009

Fonte: Governo SC

 

Gostou da notícia?

Aproveite para participar do nosso grupo no whatsapp e receba notícias exclusivas diariamente. ENTRE NO GRUPO AQUI! É grátis, e você recebe em primeira mão as nossas notícias!

Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News

Siga o SC Hoje News no Google News para ficar bem informado.

Siga nosso perfil no Instagram: @schojenews

Siga nossa página no Facebook: @schojenews

Inscreva-se no nosso Canal no YouTube: @schojenews

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais

Mais Lidas

RECEITAS