- PUBLICIDADE GOOGLE-

Trabalhos da rede municipal de ensino de Criciúma são destaque na 38° Feira Catarinense de Matemática

Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News

Criciúma é sede da 38º Feira Catarinense de Matemática, realizada pela Administração Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Educação, do Câmpus Criciúma do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e da Comissão Permanente das Feiras de Matemática de Santa Catarina. O evento iniciou na última quarta-feira (8) e encerra nesta sexta-feira (10), no Parque das Nações, e conta com a exposição de 120 trabalhos, de 55 municípios catarinenses, sendo que 10 são da região carbonífera e dois da rede municipal de ensino de Criciúma.
A Feira promove a troca de experiências pedagógicas entre as escolas e contribui para a melhora da qualidade da educação de Santa Catarina, despertando o interesse dos estudantes pela Matemática. Os trabalhos que estão expostos são apresentados por estudantes e professores e mostram o conhecimento matemático de forma dinâmica e inovadora, por meio de diferentes práticas ou atividades que podem ser desenvolvidas durante as aulas. “Promover uma Feira de Matemática é uma maneira incrível de tornar o conhecimento mais acessível. Para os estudantes, essa experiência proporciona a oportunidade de mergulhar em novos horizontes, despertando seu interesse pelo estudo da Matemática e, ao mesmo tempo, revelando um mundo repleto de oportunidades para o futuro”, declara o secretário municipal de Educação, Celito Cardoso.
O projeto da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Judite Duarte de Oliveira, do bairro Sangão, foi desenvolvido em sala de aula, quando os estudantes notaram a necessidade de um material que pudesse ser visto e tocado para melhor entendimento das atividades relacionadas à Matemática. A história e utilização do ábaco foi apresentada, inicialmente, aos 5° anos da escola. Para envolver ainda mais as crianças no ensino da Matemática, a diretora da escola sugeriu que os estudantes fossem responsáveis pela construção de um ábaco utilizando materiais recicláveis. Desta forma, surgiu o projeto “Construção do ábaco: as quatro operações matemáticas potencializadas com o lúdico” na unidade educacional.
De acordo com a coordenadora do projeto de Construção do Ábaco, Bruna Alano, foram construídos três ábacos: um gigante, para que fosse utilizado por uma turma inteira durante as aulas; um médio, para ser utilizado de forma individual e ábacos menores para serem usados pelos alunos da Educação Infantil. “Utilizar um instrumento concreto, que as crianças possam manusear, traz mais sentido e significado ao aprendizado dos estudantes”, afirma.
Já a EMEB Hercílio Amante, do bairro Vila Floresta, pôde apresentar, durante a Feira, o projeto “Tales vai ao parque”, que tem como objetivo introduzir o Teorema de Tales de maneira problematizada, estimulando os estudantes a buscarem soluções não só de maneira teórica, mas a partir de experiências vivenciadas em um local conhecido por eles. Utilizando uma maquete da Atafona, localizada no Parque dos Imigrantes, no distrito do Rio Mina, e representações da utilização do Teorema de Tales durante as aulas, as estudantes Isabela Fernandes e Larissa dos Santos explicam aos visitantes do evento de que forma o projeto ampliou a aprendizagem da sua turma em relação à Matemática.
“Essa exposição é uma oportunidade de aprendizado porque eles aprendem, cada vez mais, ao explicarem o trabalho para outras pessoas, além de conhecer outros projetos e fazer essa troca de conhecimento entre as escolas”, ressalta a orientadora da iniciativa, Gizele Cipriano. Os trabalhos apresentados foram selecionados nas Feiras Regionais de Matemática, que aconteceram ao longo do ano letivo nas cidades participantes. Os projetos são de escolas públicas e particulares, do Ensino Infantil ao Superior, além da Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos (EJA).
“Ao conhecer a Feira, o visitante tem a oportunidade de obter conhecimento de algo novo ou, até mesmo, perceber uma nova perspectiva matemática de algo que ele já conhecia”, relata a coordenadora pedagógica de Matemática da Secretaria Municipal de Educação, Karine Calegari Mrotskoski. A cerimônia de encerramento do evento estadual ocorre às 14h20 desta sexta-feira e a solenidade de premiação às 15h, no Parque das Nações.

Fonte: Prefeitura de Criciúma

Continua após o anúncio

 

Gostou da notícia?

Aproveite para participar do nosso grupo no whatsapp e receba notícias exclusivas diariamente. ENTRE NO GRUPO AQUI! É grátis, e você recebe em primeira mão as nossas notícias!

Continua após o anuncio

Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News

Siga o SC Hoje News no Google News para ficar bem informado.

Continua após o anúncio

Siga nosso perfil no Instagram: @schojenews

Siga nossa página no Facebook: @schojenews

Inscreva-se no nosso Canal no YouTube: @schojenews

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais

Mais Lidas

RECEITAS