- PUBLICIDADE GOOGLE-

Fórum em Ponte Serrada busca despertar empreendedorismo feminino

Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News

Evento foi realizado pela Alesc e Escola do Legislativo na Associação Atlética Aimoré
FOTO: Agência AL

Continua após o anúncio

Despertar o protagonismo do empreendedorismo feminino foi o desafio do 1° Fórum da Mulher Empreendedora promovido pelo Parlamento catarinense, na noite desta quinta-feira (8), na sede da Associação Atlética Aimoré, em Ponte Serrada, no Oeste catarinense. Mais de 100 mulheres prestigiaram o evento que buscou incentivar a participação feminina no empreendedorismo, objetivando despertar ainda mais a liderança, o lado empreendedor, bem como compartilhar novas experiências e inspirar outras lideranças femininas.

A iniciativa foi do presidente da Comissão de Finanças e Tributação da Assembleia, deputado Marcos Vieira (PDSB) e Escola do Legislativo, em parceria com o Sicoob e o Sebrae. Para ele, é fundamental o empreendedorismo de Santa Catarina avançar ainda mais.

Continua após o anuncio

“Santa Catarina é um estado empreendedor. Mas precisamos avançar. E despertar nas mulheres ainda mais esse olhar para o seu lado empresarial. Nosso Estado ostenta o selo do empreendedorismo no país”, avaliou o deputado, justificando a importância deste evento para inspirar as mulheres catarinenses a empreender. “Este foi o nosso objetivo, da Comissão de Finanças”, resumiu.

Mulheres em ação
A força do empreendedorismo em Santa Catarina é expressa em números. Santa Catarina é o estado mais empreendedor do país, apresentando a maior taxa de empreendedorismo do país, segundo dados do Sebrae. O estado tem uma média de 29,7% da população empreendendo.

Continua após o anúncio

Ainda de acordo com o Sebrae, o Brasil alcançou, em 2022, uma marca inédita de mulheres à frente de um empreendimento. A partir de dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC) do IBGE, no terceiro trimestre do ano passado, havia 10,3 milhões de mulheres donas de negócios no país, o maior contingente de empreendedoras da história. Isso significa que as mulheres representavam 34,4% do universo de donos de negócios no país, muito próximo do recorde de 34,8%, verificado no segundo trimestre de 2019.

O país ocupa hoje o sétimo lugar no ranking de empreendedorismo feminino no mundo. Juntos, homens e mulheres superaram o total de 30 milhões de donos de negócios – o maior número da série histórica.

Reconhecimento
O prefeito de Ponte Serrada, Alceu Alberto Wrubel, destacou a importância do evento promovido pelo Parlamento. “Quero reconhecer o importante papel do Parlamento nesse desafio de incentivar as mulheres a empreender. Elas são empreendedoras natas e têm conquistado cada vez mais o seu espaço e o seu lugar”, avaliou.

Uma das palestrantes, a gerente de marketing Tangriany Pompermayer Coelho, abordou a importância da comunicação e do marketing na era digital para as ações estratégicas do empreendedorismo feminino. “Todo o planejamento estratégico passa pela comunicação. A comunicação é fundamental”, avaliou, destacando que o empreendedorismo feminino ainda é embrionário. “Precisa ser incentivado e despertado”, observou.

Na abertura do evento, a psicóloga Tainara Cristina Nesi tratou do tema “Prazer, sou Mulher”, destacando o empoderamento feminino. Já o encerramento, foi com a palestrante consultora do Sebrae-SC Denise Scheid, que abordou o tema “Empreendedorismo Feminino: atitudes empreendedoras que geram resultados para a vida”.

O fórum integra um conjunto de ações que busca reconhecer e incentivar mulheres empreendedoras, que muitas vezes enfrentam desafios na gestão de seus negócios por conta do preconceito de gênero e outras barreiras sociais. O evento reuniu profissionais das áreas de empreendedorismo, redes sociais, marketing, autoridades civis e população em geral.

Valquíria Guimarães
Agência AL

Fonte: Agência ALESC

 

Gostou da notícia?

Aproveite para participar do nosso grupo no whatsapp e receba notícias exclusivas diariamente. ENTRE NO GRUPO AQUI! É grátis, e você recebe em primeira mão as nossas notícias!

Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News

Siga o SC Hoje News no Google News para ficar bem informado.

Siga nosso perfil no Instagram: @schojenews

Siga nossa página no Facebook: @schojenews

Inscreva-se no nosso Canal no YouTube: @schojenews

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais

Mais Lidas

RECEITAS