- PUBLICIDADE GOOGLE-

Especialistas relatam queda brusca da produção de cebola em SC

Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News

FOTO: Rodolfo Espínola/Agência AL

Continua após o anúncio

Com o objetivo de monitorar a queda na produção de cebola em Santa Catarina, a Comissão de Agricultura se reuniu nesta quarta-feira (8) para ouvir técnicos da Epagri e um agricultor do Meio Oeste sobre os prejuízos com as recentes chuvas.A iniciativa partiu do deputado Oscar Gutz (PL).

O presidente do colegiado, deputado Altair Silva (PP), declarou a necessidade de um diagnóstico da situação para adoção de medidas pelo governo do Estado. “Santa Catarina bateu recorde de produção da cebola em 2022 com uma movimentação econômica superior a R$ 1 bilhão. Neste ano a redução na safra já chegou a 120 toneladas. A Alesc e a Secretaria de Agricultura precisam agir em conjunto para manter a renda dos produtores.”

Continua após o anuncio

Para o engenheiro agrônomo da Epagri, com atuação no alto Vale, Daniel Schmidt, as perdas podem se ampliar com a previsão de chuvas para novembro. “Levamos informação em tempo real ao governo do Estado para organizar um apoio aos agricultores, já que o custo de produção tende a aumentar com a reposição de adubos e para o controle das doenças.”

O presidente do Sindicato Rural de Lebon Régis, Marcelo Spautz, lembrou a importância da cultura para a economia catarinense. “A cadeia da cebola proporciona 38 mil vagas de emprego. Teremos uma quebra de safra de 25%, sendo que os pequenos produtores são responsáveis por 80% da produção, o que acontece também com o leite.”

Continua após o anúncio

Também falaram sobre o tema o engenheiro da Epagri, Almir Krieger e o professor da UFSC, André Zeist.

Farinha de trigo
Altair Silva também é autor de requerimento, aprovado por seus pares, para reuniões com representantes da Secretaria de Estado da Fazenda, do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) no Estado, e da superintendência da Conab para debater o problema da comercialização de farinha de trigo produzida em Santa Catarina.

Participaram ainda da reunião os deputados Massocco (PL), Volnei Weber (MDB) e Camilo Martins (Podemos).

Rubens Vargas
Agência AL

Fonte: Agência ALESC

 

Gostou da notícia?

Aproveite para participar do nosso grupo no whatsapp e receba notícias exclusivas diariamente. ENTRE NO GRUPO AQUI! É grátis, e você recebe em primeira mão as nossas notícias!

Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News

Siga o SC Hoje News no Google News para ficar bem informado.

Siga nosso perfil no Instagram: @schojenews

Siga nossa página no Facebook: @schojenews

Inscreva-se no nosso Canal no YouTube: @schojenews

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais

Mais Lidas

RECEITAS