- PUBLICIDADE GOOGLE-

Nota oficial: Assistência social fala sobre atendimentos a morador de rua assassinado na última sexta-feira – Prefeitura de Blumenau

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Semudes) lamenta o ocorrido envolvendo o falecimento do homem em situação de rua, de 29 anos, nesta sexta-feira, dia 3, e reforça seu compromisso contínuo em prestar assistência e apoio às pessoas em situação de vulnerabilidade.

O homem em questão estava sob acompanhamento da Secretaria desde 2019, sendo atendido em diversos serviços da Assistência Social, como o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e, posteriormente, com a Abordagem Social.

Continua após o anúncio

Além desses serviços, ele foi assistido pelo Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centro POP), pelo Abrigo Municipal de Blumenau (Amblu) e foi encaminhado para comunidades terapêuticas, apesar de não ter concluído nenhum tratamento nessas instituições. Ao longo desse período, a Semudes realizou um total de 119 atendimentos para o homem, sendo o último atendimento registrado no dia 25 de outubro no Centro POP.

O objetivo do atendimento do Centro POP e do Amblu, em especial, é apoio aos moradores em situação de rua visando a retirada desse ambiente.

Continua após o anuncio

“Na maioria das vezes e como neste caso, por mais que façamos os encaminhamentos para comunidades terapêuticas, para atendimento psicossocial e da rede de atendimentos, como saúde e mundo do trabalho, eles fazem a negativa do nosso atendimento, principalmente pelo envolvimento com as drogas. Esse é o maior desafio que enfrentamos com este público. Reforçamos que a Política de Assistência Social faz o atendimento visando a reiteração social e não podemos retirar o usuário da rua de forma compulsória. Não desistimos das pessoas e sempre buscamos fazer o convencimento desse usuário mesmo que negue o atendimento, a equipe continua fazendo as tentativas”, comenta a secretária de Desenvolvimento Social Patrícia Morastoni Sasse.

A Política de Assistência Social tem o olhar de que o espaço da rua não é um espaço digno e de sobrevivência, por isso nos atendimentos à população em situação de rua sempre se busca a emancipação, a rede de atendimento e reintegrar os laços familiares que são perdidos. A Semudes também reforça que as questões relacionadas às infrações são de responsabilidade dos órgãos de segurança pública. As equipes da Assistência Social dão o apoio necessário dentre de suas responsabilidades e legislações.

Continua após o anúncio

Assessora de Comunicação: Anna Clara Uliano

Fonte: Prefeitura de Blumenau – SC

 

Gostou da notícia?

Aproveite para participar do nosso grupo no whatsapp e receba notícias exclusivas diariamente. ENTRE NO GRUPO AQUI! É grátis, e você recebe em primeira mão as nossas notícias!

Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News

Siga o SC Hoje News no Google News para ficar bem informado.

Siga nosso perfil no Instagram: @schojenews

Siga nossa página no Facebook: @schojenews

Inscreva-se no nosso Canal no YouTube: @schojenews

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais

Mais Lidas

RECEITAS