- PUBLICIDADE GOOGLE-

SES recebe representantes da OPAS em oficina sobre metodologia para implementação de COES

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) está promovendo nesta terça-feira, 31, uma oficina sobre estratégia para implementação do Centro de Operações em Emergências da Saúde (COES) com a participação de representantes da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). O encontro reúne diversas áreas da SES durante todo o dia, no auditório do LACEN, em Florianópolis.

A secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, explicou a importância de estarmos preparados enfrentarmos situações complexas de emergência em saúde. “O alinhamento com o OPAS e o Ministério da Saúde é fundamental. Já passamos por algumas emergências, desde a covid-19, a dengue e os hospitais próprios agora nesse ano. Então a ideia é discutir e estruturar um grupo que consiga lidar com essas emergências e dar as respostas necessárias diante de diversos cenários”.

Continua após o anúncio

A Organização Pan-Americana da Saúde trouxe para o encontro um panorama geral de como é o processo de gestão de emergências, pensando no contexto de arboviroses e de múltiplos riscos. E, assim, possibilitando à SES um olhar plural para a construção de planos de contingência e implementação dos centros de operações a fim de dar uma melhor resposta aos eventos de saúde pública.

“Para saber como funciona um centro de operações em emergências, precisamos entender toda a cadeia de gestão de emergência, desde a detecção, o processo de avaliação de risco, etapas de preparação, para que esteja apto a responder e saber com quem contar quando preciso trabalhar em um evento de saúde pública de importância para aquela localidade. E finalizamos com a operacionalização da situação de emergência e os planos de contingência. Esse processo é cíclico e precisamos estar sempre atualizando porque sempre iremos aprender com os eventos que respondemos”, reforça Rodrigo Lins Frutuoso, oficial nacional para emergências da Opas/OMS, sobre a metodologia para ativação do COES.

Continua após o anuncio

No período da tarde está sendo realizada uma grande troca de experiências sobre operações de emergências. Entre elas: experiências exitosas acompanhadas pelo OPAS; ações relacionadas ao enfrentamento da pandemia da Covid-19 em Santa Catarina; respostas às arboviroses em Santa Catarina; decreto de emergência nos hospitais da rede própria publicado em 2023; e ações realizadas em decorrência das enchentes no estado este ano.

A equipe da Diretoria de Vigilância Epidemiológica Estadual também explicou detalhes do novo Plano de Contingência para Enfrentamento das Arboviroses de SC para a temporada de 2023-2024, que tem o principal desafio de reduzir o número de casos graves e óbitos de dengue. Periodicamente, o plano é atualizado e remodelado para atender a realidade do próximo período sazonal das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti: dengue, Zika e chikungunya.

Continua após o anúncio

O Plano de Contingência (PC) é um documento que registra o planejamento elaborado a partir de estudos de uma determinada hipótese de emergência em saúde pública. As ações elencadas neste material servem de subsídio para tomadas de decisão e é nele que estão previstas as responsabilidades de cada organização, as prioridades e as medidas a serem tomadas, além de determinar como serão empregados os recursos para logística.

Mais informações para a imprensa:
Gabriela Ressel
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde
(48) 99134-4078
[email protected]

www.saude.sc.gov.br

Fonte: Governo SC

 

Gostou da notícia?

Aproveite para participar do nosso grupo no whatsapp e receba notícias exclusivas diariamente. ENTRE NO GRUPO AQUI! É grátis, e você recebe em primeira mão as nossas notícias!

Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News

Siga o SC Hoje News no Google News para ficar bem informado.

Siga nosso perfil no Instagram: @schojenews

Siga nossa página no Facebook: @schojenews

Inscreva-se no nosso Canal no YouTube: @schojenews

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais

Mais Lidas

RECEITAS