
O Museu de Arte de Blumenau (MAB) promoveu na noite de quarta-feira, 25 de outubro, a primeira edição do projeto Arte em Diálogo: Caminho pelo MAB. Fruto de parceria estabelecida entre o museu e a Universidade Regional de Blumenau (Furb), o evento propõe conexões entre as obras expostas nas temporadas de exposições com diversas linguagens – artes visuais, dança, moda, música, teatro e dos cursos da Letras e Pedagogia.
Nessa primeira edição, professores e acadêmicos do curso de Música da Furb – disciplina Prática Integrada de Extensão, e do curso de Licenciatura em Artes Visuais apresentaram os resultados de seus trabalhos nas visitas às salas expositivas com fundo musical e roda de conversa. O percurso incluiu no roteiro as mostras Deslocamentos da Memória, das artistas Alexandra Ungern e Heloisa Lodder, Tempo Suspenso: entre a pandemia e o caos, de Sandra Gonçalves com curadoria de Letícia Lau, Linhas Tênues de Roseli Sartori, com curadoria de Gleber Pieniz, Perfeita Solidão, de João Paulo, e 80 anos de Roy Kellermann.
A experiência foi enriquecida pelas composições musicais, poética e narrativas dos trabalhos dos acadêmicos do curso de Música Diogo Oséas Monteiro Martins, Eloin do Nascimento Farias, Giulia Kamille Fernandes, Jarlei Josué do Nascimento Dalferth, Johann Steffen Fritzke Wachsmann, Jordana Stefany da Conceição Santos, Lais Dalagnol, Léo Alamar Aguilla Rodrigues, Luan Felipe Ramos, Luana Beatriz Ramos, Nadine de Jesus Gabriel e Pietro Bernardo Pandolfo Ziegler, sob a coordenação do professor Renato Mohr. Após essas apresentações, foi realizada na sala Roy Kellermann uma roda de conversa coordenada pelas professoras Caroline Carvalho e Paula Boing.
Alunas do 8º semestre do curso de Licenciatura em Artes Visuais – Disciplina Curadoria, ministrada pela professora Carla Carvalho -, apresentaram análises e reflexões sobre as temáticas, obras e processos curatoriais das mostras da 4ª temporada de exposições do MAB. A artista Roseli Sartori, autora de Linhas Tênues, e o curador Gleber Pieniz, acompanharam as atividades.
Iniciativa
A gerente do museu, Mia Ávila, destaca que o projeto surgiu como iniciativa do Conselho Consultivo do MAB, tendo por madrinhas as conselheiras Melita Bona, Noemi Kellermann e Rozenei Cabral. “Elas, de forma entusiástica, não mediram esforços para que essa primeira edição fosse realizada. Os resultados superaram nossas expectativas e a do público presente. Ficamos muito sensibilizados com o nível das apresentações que denotaram pesquisa, estudos, comprometimento e envolvimento. Esse projeto terá continuidade em 2024”, concluiu.
Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello
Fonte: Prefeitura de Blumenau – SC
Gostou da notícia?
Aproveite para participar do nosso grupo no whatsapp e receba notícias exclusivas diariamente. ENTRE NO GRUPO AQUI! É grátis, e você recebe em primeira mão as nossas notícias!
Siga o SC Hoje News no Google News para ficar bem informado.
Siga nosso perfil no Instagram: @schojenews
Siga nossa página no Facebook: @schojenews
Inscreva-se no nosso Canal no YouTube: @schojenews