Alunos da Escola Agrícola participam de soltura de aves silvestres

Na manhã desta quinta-feira (26), alunos do sexto ano da Escola Agrícola Municipal Carlos Heins Funke, em Pirabeiraba, aprenderam na prática que o canto mais bonito de um pássaro é quando ele está em liberdade. As crianças participaram da soltura de 12 aves silvestres nativas, vítimas do tráfico e comércio ilegal de animais.

As aves foram resgatadas pela Delegacia de Investigação Criminal e Crimes ao Meio Ambiente da Polícia Civil e estavam sob os cuidados do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA). Antes da soltura das aves, as crianças conversaram com os técnicos do IMA, a delegada Tânia Harada, a vereadora Tânia Larson e o prefeito de Joinville Adriano Silva.

“Escolhemos a Escola Agrícola para essa ação porque os alunos aqui são um exemplo, eles aprendem a cuidar dos animais. Os pássaros que soltamos são silvestres mas estavam presos, então precisam de um tempo de adaptação. Serão espalhadas frutas pelos arredores da escola e os alunos estarão atentos, nos próximos dias”, explica o prefeito Adriano Silva.

Segundo a delegada Tânia Harada, o trabalho educativo com as crianças é de grande importância para evitar que animais silvestres sejam retirados do seu habitat natural.

“Além de nossas ações de combate aos crimes ambientais, queremos que as crianças nos ajudem a conscientizar as pessoas com quem elas convivem que o local de um animal silvestre é na natureza, e não na gaiola ou em uma jaula”, afirma a delegada.

Entre as aves devolvidas à natureza, estavam sabiás, azulões, pintassilgos, coleirinhos e trinca-ferros. Após a soltura, os alunos quebraram as gaiolas, a pedido dos técnicos do IMA.

Ana Clara Albrecht da Silva, de 12 anos, foi uma das alunas que participaram da ação. “Os pássaros comem as sementes de frutas. É muito importante que essas aves estejam na natureza”, diz a estudante.

Seu colega Matias Clemente, de 12 anos, também elogiou o ato de soltura dos pássaros. “É uma ação muito boa, pela importância das aves na natureza. Fico muito triste quando vejo animais presos”, lamenta Matias.

Ricardo Penteado, biólogo do IMA, informa que os pássaros nativos apreendidos são soltos somente após passarem por um acompanhamento veterinário. “Eles precisam estar saudáveis e aptos a viverem novamente na natureza. E precisamos nos certificar que não possam levar nenhuma doença aos animais que estão nas matas”, aponta o biólogo.

Fonte: Prefeitura de Joinville SC

 

Gostou da notícia?

Aproveite para participar do nosso grupo no whatsapp e receba notícias exclusivas diariamente. ENTRE NO GRUPO AQUI! É grátis, e você recebe em primeira mão as nossas notícias!

Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News

Siga o SC Hoje News no Google News para ficar bem informado.

Siga nosso perfil no Instagram: @schojenews

Siga nossa página no Facebook: @schojenews

Inscreva-se no nosso Canal no YouTube: @schojenews

Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Leia Mais

Previsão do Tempo

Balneário Camboriú
chuva fraca
22.4 ° C
23.4 °
22.2 °
98 %
6.7kmh
100 %
qua
26 °
qui
27 °
sex
26 °
sáb
27 °
dom
23 °

Mais Lidas

-PUBLICIDADE-