- PUBLICIDADE GOOGLE-

Ações do Governo de Santa Catarina ganham destaque no seminário Cidade Empreendedora

Fotos cedidas: Leo Munhoz, Grupo ND

Secretários Cleverson Siewert (Fazenda) e Silvio Dreveck (Indústria, Comércio e Serviço) participaram de programação promovida pelo grupo ND em parceria com o Sebrae

Continua após o anúncio

As ações do Governo de Santa Catarina para incentivar e promover o empreendedorismo no Estado estiveram em destaque durante o seminário Cidade Empreendedora, promovido pelo Grupo ND em parceria com o Sebrae na manhã desta quinta-feira, 26, em Florianópolis. O encontro foi pautado pela discussão de soluções inovadoras, estratégias práticas e políticas públicas para tornar os municípios mais sustentáveis, inclusivos e participativos. A programação contou com a participação dos secretários Cleverson Siewert (Fazenda) e Silvio Dreveck (Indústria, Comércio e Serviço). O secretário Tiago Bolan Frigo (Aquicultura e Pesca) também acompanhou os trabalhos.

Ao realizar a palestra de abertura, Cleverson Siewert demonstrou que o modelo de gestão do governo é comprometido com as pessoas, auxiliado pela combinação de tecnologia e inovação, e pautado no diálogo permanente com a sociedade. Também explicou a importância de se entender os números, transformar dados em informações e usá-los na tomada de decisões. Conforme o secretário, grandes consultorias do mundo identificaram que apenas 10% dos dados de qualquer negócio são transformados em informações.

Continua após o anuncio

Assim, o Governo do Estado reconhece o desafio e as vantagens de transformar cada vez mais dados em informações para tomar as melhores decisões. “É assim em qualquer negócio. Quem conseguir fazer isso terá um diferencial competitivo”, reforçou.

A apresentação contemplou algumas ações já promovidas pelo governo para estimular o setor produtivo, a formação de mão de obra qualificada e o avanço da infraestrutura catarinense. Siewert lembrou da reforma administrativa, que trouxe mais dinamismo à gestão estadual. Citou investimentos na malha rodoviária (Programa Estrada Boa), na educação (Universidade Gratuita), no sistema elétrico (R$ 4,5 bilhões anunciados pela Celesc), além de medidas voltadas à desburocratização e à simplificação.

Continua após o anúncio

Sob a liderança do governador Jorginho Mello, destacou o secretário, a administração estadual trabalha para fazer Santa Catarina ainda melhor. “O governador não está preocupado apenas com o hoje, pensa o Estado para daqui a 20 anos, com uma visão de estadista. É preciso pensar diferente, fazer diferente para termos resultados diferentes”, concluiu.

Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News

Programas e políticas para o desenvolvimento

Com a participação do secretário Silvio Dreveck, a mesa redonda do seminário pautou o debate a partir de três temas centrais: turismo; produtos de indicação geográfica (como o vinho Goethe e o queijo serrano); e a gestão pública para melhorar o ambiente de negócios. A desburocratização foi apontada como um elemento fundamental às necessidades dos empreendedores atendidos pelo Sebrae, assim como a importância de um atendimento diferenciado aos pequenos e médios negócios. A educação empreendedora também foi colocada como um agente de transformação.

Em sua exposição, Dreveck explicou que a Secretaria da Indústria, do Comércio e do Serviço abrange o Sine/SC, o Procon estadual, a Jucesc e o Imetro/SC. Destacou a importância dos programas e políticas públicas para o desenvolvimento de SC. Anunciou que o Estado prepara avanços para o Prodec, programa com a finalidade de conceder incentivo à implantação ou expansão de empreendimentos industriais que vierem a produzir e gerar emprego e renda no Estado.

E também antecipou detalhes do Pronampe SC, que será voltado ao incentivo aos micro e pequenos empresários. O programa terá financiamento com juros subsidiados de 40%, além de juro zero para as mulheres empreendedoras.

Além das iniciativas em infraestrutura e inovação, o secretário lembrou que o conhecimento e a educação são pilares indispensáveis na formação de cidades empreendedoras e inteligentes. “Sem conhecimento, educação e formação não teremos cidades inteligentes. Falo por experiência da minha própria carreira, que começou com minha transformação na educação. Não é só o negócio que é empreendedor, o ser humano é empreendedor. O trabalhador de uma fábrica, do comércio, do serviço pode ser um empreendedor desde que ele tenha um espírito empreendedor”, manifestou.

O debate desta quinta-feira encerrou o ciclo de seminários Super 17, em comemoração aos 17 anos do Jornal ND, realizado no âmbito do Fórum 2050. Participaram dos debates os representantes do Sebrae Wanderley Andrade (gerente de Desenvolvimento Territorial) e Luc Pinheiro (diretor de Operações Empresariais), além dos professores Eduardo Costa e Neri dos Santos.

Estiveram presentes, ainda, o diretor de conteúdo do Grupo ND, Luis Meneghim, e o diretor regional do grupo em Florianópolis, Roberto Bertolin.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Fazenda

Rosane Felthaus (48) 3665-2504
Roelton Maciel (48) 3665-2509
[email protected]

Assessoria de comunicação da Secretaria da Indústria, do Comércio e do Serviço
Rafaela Hoffmann 48 98864‑3741‬ | 3665-4245

Fonte: Governo SC

 

Gostou da notícia?

Aproveite para participar do nosso grupo no whatsapp e receba notícias exclusivas diariamente. ENTRE NO GRUPO AQUI! É grátis, e você recebe em primeira mão as nossas notícias!

Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News

Siga o SC Hoje News no Google News para ficar bem informado.

Siga nosso perfil no Instagram: @schojenews

Siga nossa página no Facebook: @schojenews

Inscreva-se no nosso Canal no YouTube: @schojenews

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais

Mais Lidas

RECEITAS