Ações de combate a dengue no feriado de Finados

No dia 02 de novembro é feriado de Dia de Finados. Nesta data, as pessoas costumam visitar os cemitérios e levar flores para seus entes queridos. E isso, acende um alerta das equipes de saúde, pois os vasos de flores geralmente vêm com plásticos e potinhos que acumulam água e são um potencial criadouro do mosquito da dengue.

No sábado 28 de outubro as equipes da Secretaria de Saúde estarão visitando floriculturas, mercados e bazares que vendem flores, para orientar os proprietários para os cuidados na venda de flores nesta época do ano. “Importante que o vaso esteja furado para eliminar os excessos de água, que mantenham potinhos com areia e não tenham embalagens plásticas que possam acumular água”, comentou Karina Giachini, Coordenadora de Vigilância Ambiental de Chapecó.

Além disso, importante um cuidado com os vasos fixos dos túmulos que devem ser furado ou colocado areia. Karina comenta ainda que no pós feriado, as equipes visitarão os cemitérios para eliminar os possíveis criadouros. “O principal foco é nos cemitérios para verificar vasos e recipientes que possam acumular água, após finados. A ideia é fazer um pente fino nos espaços”, comentou.

Ela destaca ainda que é importante estar atento nessa época do ano, pois além do calor, as previsões indicam grandes volumes de chuvas para os próximos dias. “A chuva e o calor, são potenciais para aumentar ainda mais os focos, por isso, o cuidado e a atenção devem ser redobrados nesta época do ano”, disse.

O Secretário de Saúde de Chapecó, Jader Danielli, comenta que as ações de combate à dengue acontecem durante o ano todo, com palestras, orientações, visitas domiciliares e mutirões, mas que em determinadas épocas do ano, as ações são intensificadas. “Agora com a chegada do verão, as ações se intensificam, pois os casos da doença e também de criadouros aumentam. Se cada um fizer a sua parte, certamente, não teremos um aumento dos casos”, afirmou.

Fonte: Prefeitura de Chapecó – SC

 

Gostou da notícia?

Aproveite para participar do nosso grupo no whatsapp e receba notícias exclusivas diariamente. ENTRE NO GRUPO AQUI! É grátis, e você recebe em primeira mão as nossas notícias!

Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News

Siga o SC Hoje News no Google News para ficar bem informado.

Siga nosso perfil no Instagram: @schojenews

Siga nossa página no Facebook: @schojenews

Inscreva-se no nosso Canal no YouTube: @schojenews

Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Leia Mais

Previsão do Tempo

Balneário Camboriú
céu pouco nublado
21.6 ° C
21.7 °
21 °
99 %
2.6kmh
20 %
qua
26 °
qui
26 °
sex
27 °
sáb
27 °
dom
25 °

Mais Lidas

-PUBLICIDADE-