- PUBLICIDADE GOOGLE-

Conheça o trabalho desenvolvido nos abrigos emergenciais pela Prefeitura – Prefeitura de Blumenau

Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News

A Prefeitura de Blumenau, por meio das secretarias de Desenvolvimento Social (Semudes) e de Defesa Civil (Sedeci), desativou na quinta-feira, dia 19, os abrigos emergenciais abertos devido aos eventos climáticos em Blumenau. Desde o dia 6 de outubro, Blumenau chegou a ter nove abrigos ativos e as pessoas foram acolhidas como forma de prevenção.

O maior número de abrigados foi em 9 de outubro, quando o Rio Itajaí-Açu atingiu 10,19 metros, 145 pessoas foram acolhidas, sendo 122 pessoas em abrigos emergenciais e 23 adultos em situação de rua. No segundo pico de enchente de 10,76 metros, 102 pessoas foram acolhidas, sendo 88 em três abrigos emergenciais e 14 adultos em situação de rua. Algumas famílias procuraram novos imóveis logo após a primeira enchente, portanto no segundo momento houve menos acolhimentos.

Continua após o anúncio

As pessoas em situação de rua também foram atendidas em espaços específico para esta população, o Abrigo Municipal de Blumenau (Amblu) e Casa de Passagem e Abrigo da Associação Família Feliz. Ao todo 37 pessoas em situação de rua foram acolhidas devido às enchentes e eles não ficaram nos abrigos emergenciais por necessitarem de atendimento especializado para este público. A Abordagem Social também teve seu horário de atendimento e número de profissionais ampliados para alcançar ainda mais pessoas em situação de rua.

Todas as famílias conseguiram retornar para as suas casas ou estão em casa de conhecidos enquanto finalizam nova locação. Apenas uma família foi acolhida no Abrigo Municipal de Blumenau (Amblu) para poder finalizar a locação de novo imóvel.

Continua após o anuncio

A equipe técnica da Semudes acompanhou as famílias durante o abrigamento e após a saída continuam com esse acompanhamento. A partir do atendimento pela Política de Assistência Social, elas podem acessar os benefícios municipais, como o vulnerabilidade e também encaminhamento para a Política de Habitação para avaliação de aluguel social.

A Sedeci e a Semudes também irão entregar 54 kits de assistência humanitária disponibilizados pelo Governo do Estado para as famílias que foram atingidas pelas chuvas. Até na terça-feira, dia 24, 40 kits já haviam sido entregues e durante esta semana será finalizada a entrega de todos. Os itens que compões os kits são água potável, cesta básica de alimentos, produtos de higiene pessoal e limpeza, colchão de casal e solteiro e itens complementares de acomodação, como lençol, travesseiro e fronhas.

Continua após o anúncio

“É um trabalho que precisa funcionar de maneira sincronizada, para que todos sejam atendidos e em Blumenau isso acontece. Cada Secretaria e cada equipe sabe qual sua função no processo e quais ações precisam ser realizadas. Aprendemos na dor, nos diversos episódios de enchentes que já passamos e a cada evento vamos aprimorando e melhorando, como foi o acolhimento aos pets também nesse ano. Em tempos normais cada Secretaria tem sua rotina; em épocas de chuva, todas viram uma equipe só, que tem como missão cuidar da cidade e das pessoas”, destaca o prefeito Mário Hildebrandt.

Um diferencial deste ano foi o acolhimento de animais de estimação também. A equipe do Centro de Prevenção e Recuperação de Animais Domésticos (Cepread) acompanharam todos os animais. E também, as famílias que foram abrigadas puderam levar seus móveis e eletrodomésticos, e assim, evitar que tivessem essa perda material.

“Acompanhei de perto o trabalho realizado nos abrigos da cidade e pude ver o comprometimento de cada profissional, que levou muito mais do que abrigo ou alimentos, proporcionou carinho e acolhida para as famílias. Agora, passados períodos de cheias, é hora de desativarmos esses equipamentos que foram tão importantes para as mais de 140 pessoas”, comenta a vice-prefeita Maria Regina de Sousa Soar.

Durante todo o período em que os abrigos estiveram abertos, vários voluntários contribuíram com doações, alimentação e serviços para as famílias que sofreram com as enchentes.

Assessora de Comunicação: Anna Clara Uliano

Fonte: Prefeitura de Blumenau – SC

 

Gostou da notícia?

Aproveite para participar do nosso grupo no whatsapp e receba notícias exclusivas diariamente. ENTRE NO GRUPO AQUI! É grátis, e você recebe em primeira mão as nossas notícias!

Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News

Siga o SC Hoje News no Google News para ficar bem informado.

Siga nosso perfil no Instagram: @schojenews

Siga nossa página no Facebook: @schojenews

Inscreva-se no nosso Canal no YouTube: @schojenews

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais

Mais Lidas

RECEITAS