
A Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC), sob a coordenação da Biblioteca Municipal Dr. Fritz Müller, preparou uma programação especial para comemorar a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, instituída pelo Decreto Número 84.631, de 9 de abril de 1980.
O período estabelecido para as celebrações da data tem início em 23 de outubro e término em 29 do mesmo mês, data consagrada ao Dia Nacional do Livro pela Lei 5.191, de 18 de dezembro de 1980. Em Blumenau, as ações foram transferidas para o período entre os dias 6 e 10 de novembro em decorrência das enchentes no Vale do Itajaí.
O secretário municipal de Cultura, Sylvio Zimmermann Neto, considera a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca um evento significativo em Blumenau. “Nós incentivamos o hábito da leitura, aumentando a conscientização sobre a importância da literatura na vida das pessoas. Trabalhamos para tornar o conhecimento e a informação acessível. Organizamos ações que contribuem para a promoção da cultura, valorizando e reconhecendo diversos autores”, observou.
A gerente da biblioteca municipal, Cristina Carvalho, destaca que as ações têm por objetivo incentivar a leitura e o apreço por materiais bibliográficos, difundir a leitura e construção do conhecimento através do livro e o acesso à informação através de manifestação cultural, educacional e artística.
“Como nos conta a história, o mês de outubro foi escolhido para prestar as referidas comemorações ao livro e à biblioteca em virtude da vinda da família real portuguesa em 1808, que trouxe consigo o acervo literário pessoal, a Biblioteca Real”, diz ela. “Dom João VI assinou em 28 de outubro de 1810 a criação da Biblioteca Real no Brasil, que se destinava à preservação das obras raras da Língua Portuguesa, como a primeira edição de Os Lusíadas, de Luís de Camões, e ao estímulo da leitura e da produção de novas obras”, lembrou.
As atividades
A agenda de atividades elaborada pela equipe está muito especial. “Com o objetivo de celebrar a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, desenvolvemos várias atividades educativas, artísticas e culturais, que envolverão e oportunizarão momentos especiais para crianças, adolescentes e comunidade com foco na leitura, literatura, artes e música”, destaca Cristina Carvalho. “As atividades atenderão vários públicos e com certeza trarão a magia e alegria da literatura. Sendo que, teremos um momento muito especial na programação, onde estaremos recebendo a escritora blumenauense Ana Paula Abreu.”
Saiba mais
Semana do Livro e da Biblioteca
6 a 10 de novembro
Atividades educativas, artísticas e culturais
Vagas limitadas
Agendamento e informações: pelo telefone 3381-7511 ou whatsApp 9977-80450 e-mails empré[email protected] e [email protected]. br
Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello
Fonte: Prefeitura de Blumenau – SC
Gostou da notícia?
Aproveite para participar do nosso grupo no whatsapp e receba notícias exclusivas diariamente. ENTRE NO GRUPO AQUI! É grátis, e você recebe em primeira mão as nossas notícias!
Siga o SC Hoje News no Google News para ficar bem informado.
Siga nosso perfil no Instagram: @schojenews
Siga nossa página no Facebook: @schojenews
Inscreva-se no nosso Canal no YouTube: @schojenews