Um evento democrático para refletir, discutir, articular e propor de forma coletiva as prioridades e estratégias para as políticas em prol dos jovens de Santa Catarina. Esse é o objetivo da 4ª Conferência Estadual das Juventudes, que foi aberta oficialmente nesta manhã no Instituto Estadual de Educação, em Florianópolis, e segue até a quarta-feira, 25.
Neste ano, a conferência que é realizada pelo Conselho Estadual de Juventude (Conjuve-SC) e pela Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família (SAS), conta com a participação de mais de 100 jovens de todo o estado. Durante dois dias eles vão discutir 12 eixos envolvendo o tema “Reconstruir no Presente, Construir o Futuro: Desenvolvimento, Direitos, Participação e Bem Viver”.
Na abertura, a diretora de Direitos Humanos da SAS, Elisiani Noronha, representou a secretária Maria Helena Zimmermann que estava em viagem aos municípios afetados pelas chuvas, e destacou o esforço do Governo do Estado, entidades e sociedade civil na realização do evento que segundo ela é fundamental para as juventudes. “É uma alegria reunir mais de 100 jovens para dialogar, ouvir suas reivindicações e propostas para garantir em Santa Catarina uma política pública que atenda a todos e contribuindo assim para que as juventudes tenham mais visibilidade”, afirmou.
O evento deste ano também será um marco, pois a Conferência ocorre nos 10 anos do Estatuto da Juventude. Além da elaboração das propostas dos catarinenses, que serão encaminhadas para também será realizada a eleição dos delegados de Santa Catarina que vão representar o estado na etapa nacional que ocorre de 14 a 17 de dezembro em Brasília.
Temas discutidos:
As 218 proposições do documento foram organizadas em temas como Cidadania, Participação Social e Política e Representação Juvenil; Educação; Profissionalização, Trabalho e Renda; Diversidade e Igualdade; Saúde; Cultura; Comunicação e Liberdade de Expressão; Desporto e Lazer; Território e Mobilidade; Sustentabilidade e Meio Ambiente; e Segurança Pública e Acesso à Justiça. Foi incluída, também, a proposta de debate sobre a elaboração colaborativa do Sistema Nacional de Juventude, entre União, Estados, Distrito Federal e municípios.
Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família
Texto e fotos: Helena Marquardt/ Ascom SAS
(48) 3664-0916
Fonte: Governo SC
Gostou da notícia?
Aproveite para participar do nosso grupo no whatsapp e receba notícias exclusivas diariamente. ENTRE NO GRUPO AQUI! É grátis, e você recebe em primeira mão as nossas notícias!
Siga o SC Hoje News no Google News para ficar bem informado.
Siga nosso perfil no Instagram: @schojenews
Siga nossa página no Facebook: @schojenews
Inscreva-se no nosso Canal no YouTube: @schojenews