- PUBLICIDADE GOOGLE-

Educação de Joinville assina convênio para incentivar as fanfarras na Rede Municipal de Ensino

Na sexta-feira (20/10), a Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Educação (SED), assinou o Termo de Colaboração com o Instituto Social Arte Maior, que tem o objetivo de incentivar e ampliar, por meio do programa Música na Escola, a atividade de fanfarras em escolas da Rede Municipal de Ensino.

A assinatura aconteceu na Escola Municipal CAIC Professor Desembargador Francisco José Rodrigues de Oliveira, no bairro Comasa, e teve a presença do prefeito de Joinville Adriano Silva e da vice-prefeita Rejane Gambin. Também estiveram presentes vereadores, professores e equipe da Secretaria de Educação e membros da comunidade.

Continua após o anúncio

Para prestigiar os convidados, a Banda do CAIC, formada por alunos da escola, apresentou números de música e dança, com a presença de corpo coreográfico, baliza e o pelotão de bandeiras.

A parceria firmada entre a Secretaria de Educação e o Instituto Arte Maior atenderá, inicialmente, cinco escolas da Rede Municipal. Na modalidade “Fanfarrinha”, serão contemplados alunos do 3º ao 5º ano. Já os alunos do 6º ao 9º ano terão acesso à “Fanfarra” e prática rítmica.

Continua após o anuncio

A iniciativa visa formar e manter grupos de fanfarra, com 40 integrantes, bem como grupos de fanfarrinha, com 20 integrantes, em até 25 unidades da Rede Municipal de Ensino de Joinville, totalizando a matrícula de 1,5 mil alunos no programa.

Inicialmente, cinco escolas serão atendidas: EM Professor Edgar Monteiro Castanheira, no Fátima; CAIC Professor Desembargador Francisco José Rodrigues de Oliveira e EM Doutor José Antônio Navarro Lins, no Comasa; EM Prefeito Baltazar Buschle, no Parque Guarani; e EM Professora Thereza Mazzolli Hreisemnou, no Jardim Paraíso.

Continua após o anúncio

Para o prefeito Adriano Silva, a parceria inédita entre a Secretaria de Educação e o Instituto Arte Maior vai possibilitar ampliar e aprimorar as fanfarras, com mais professores, equipamentos e figurinos, além de fortalecer a tradição da atividade e a inclusão dos alunos.

“As fanfarras já existem há muito tempo, são uma atração nos desfiles. Além disso, são uma forma de incluir os alunos, muitos vão para o esporte, outros para as artes, para a cultura e a fanfarra também pode ser um início para a música na vida de muitos jovens”, afirma o prefeito.

Fanfarras valorizadas e competitivas

O valor do convênio firmado por meio de Termo de Colaboração tem o valor de R$491.699,44, com recursos do município. O investimento inclui contratação de professores, coordenação e profissional administrativo. Também estão incluídas camisetas para todos os alunos participantes e 120 figurinos para três bandas de fanfarras, que buscarão levar o nome da Prefeitura Joinville ao Campeonato Interestadual de Bandas e Fanfarras, que ocorre há mais de 30 anos na região.

“Os professores do Instituto Arte Maior vão trabalhar toda a questão da musicalização, preparar os alunos para se apresentarem e acompanhá-los nas competições. As apresentações são muito importantes pois fortalecem a autoestima e desenvolvem esse sentimento de valorização nos nossos alunos”, reforça o secretário de Educação, Diego Calegari.

Fonte: Prefeitura de Joinville SC

 

Gostou da notícia?

Aproveite para participar do nosso grupo no whatsapp e receba notícias exclusivas diariamente. ENTRE NO GRUPO AQUI! É grátis, e você recebe em primeira mão as nossas notícias!

Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News

Siga o SC Hoje News no Google News para ficar bem informado.

Siga nosso perfil no Instagram: @schojenews

Siga nossa página no Facebook: @schojenews

Inscreva-se no nosso Canal no YouTube: @schojenews

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais

Mais Lidas

RECEITAS