- PUBLICIDADE GOOGLE-

Conheça a ala gastronômica dos desfiles da 38ª Oktoberfest Blumenau – Prefeitura de Blumenau

Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News

Tradicionalmente os desfiles da Oktoberfest Blumenau contam com carros alegóricos e alguns deles com destaque para a área gastronômica da tradição germânica. No desfile deste sábado, dia 21, sete carros participantes distribuíram, além da alegria, muito sabor para quem assistiu ao quarto desfile da maior festa alemã das américas, confira abaixo:

Rollmopswagen (carro do rollmops)
Com atuação desde 2021 e estreia em 2022, pós-pandemia, o carro do rollmops tem o objetivo de resgatar a tradição germânica do consumo de rollmops – uma iguaria culinária alemã que leva filé de arenque na conserva enrolado em um pedaço de cebola. Ao todo, os integrantes da equipe distribuem 200 unidades de rollmops por desfile, além de muito chope de coloração verde para combinar com as cores do carro.

Continua após o anúncio

Cucawagen (carro da cuca)
Criado em 2015, o veículo tem como tema central a cuca – um tradicional bolo de tabuleiro feito com ovos, farinha de trigo e manteiga. Tradicional nos cafés da tarde de Blumenau e na culinária alemã, a iguaria está presente inclusive no telhado da casa enxaimel representada pelo carro do grupo que busca lembrar uma ‘casa de oma’. De acordo com um dos idealizadores, Michel Schmidt, a ideia de usar cuca de verdade no telhado vem da história dos irmãos Grimm, do conto da casa feita de doces para João e Maria. Com 72 integrantes, o Cucawagen distribui mil fatias de cuca de farofa por desfile, além do chope.

Kartoffelwagem (carro da batata)
Atuante nos desfiles da Oktoberfest desde 2018, o carro da batata foi inspirado no prato mais consumido da festa: a batata recheada. Com 59 integrantes, o grupo divulga a cada participação a gastronomia típica, a música alemã e as coreografias. Ao todo são entregues 500 batatas recheadas por desfile e mais de 80 litros de refrigerante.

Continua após o anuncio

Lebkuchem (carro da bolacha)
Idealizado por Daniela Spindola, rainha da 23ª Oktoberfest Blumenau, anima os desfiles da festa desde 2018. Com 59 integrantes, o grupo foi inspirado na cultura germânica por meio de uma bolacha decorada da Alemanha que Daniela recebeu de presente. Ao todo são distribuídas 1 mil unidades de bolacha em cada desfile com o objetivo de instigar a cultura e a alegria nos desfiles.

Essenwagen (carro da gastronomia)
O Essenwagen é o primeiro carro da ala gastronômica dos desfiles. Atuante desde 2001 o carro foi idealizado para resolver uma questão importante dos integrantes durante os desfiles: a fome. Todos os anos o Essenwagen cria um cardápio diferente com produtos da região e da cultura alemã. Nesta edição são distribuídos ‘Essensanduíches’, sanduíches de lombo de porco fatiado, cebola caramelizada, queijo fundido temperado e pão de fermentação natural. Ao todo, 250 lanches são distribuídos por desfile. Neste ano, pela primeira vez, o carro também distribui chope para os participantes. O Essenwagen também foi um dos pioneiros na criação de coreografias durante o desfile da festa.

Continua após o anúncio

Schweinewagen (carro do porco)
Desde 2014 promove a diversão de seus integrantes e de quem assiste aos desfiles promovendo a culinária alemã por meio da carne de porco. O carro, que foi projetado por artesãos do Beto Carrero para representar o formato de um porco, distribui cerca de 2.500 itens por desfile entre pirulitos personalizados e linguiças. Além disso, o veículo desfila com 350 litros de chope, consumindo cerca de 2 mil litros de chope durante os cinco desfiles que participam com seus 60 integrantes.

Wurstwagen (carro da linguiça)
Criado em 2006 por um grupo de amigos, o Wurstwagen conta com 60 integrantes entre adultos e crianças. O objetivo do grupo é contribuir com a manutenção e resgate da história, da cultura e da tradição germânica distribuindo a famosa Linguiça Blumenau, iguaria típica da nossa região, além do chope gelado. O nome do grupo é uma homenagem à iguaria, bem como faz alusão a antiga denominação da rua que recebe os desfiles: Wurststraße, traduzindo do Alemão, “Rua da Linguiça”, atual Rua 15 de Novembro (é bom frisar que alguns historiadores discordam dessa teoria). O Wurstwagen foi projetado em um trator Ford 1954 que foi totalmente restaurado e modificado para os desfiles. O trator tem mais de 60 anos e passa pelo desfile distribuindo entre 200 e 250 linguiças, 150 litros de chope, balas e água.

Oktoberfest Blumenau

Os desfiles da 38ª Oktoberfest Blumenau são uma realização da Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer e Parque Vila Germânica e Ministério da Cultura através da Lei de Incentivo à Cultura.

Tem como cervejaria oficial a Spaten e conta com o patrocínio de Unifique, Bradesco, Elo, Nacional Gás, Tintas Coral, Veolia, Hering, Intelbrás, Pix Bet, Fort Atacadista, Koerich, Havan, Bem Brasil, Ventisol, Hemmer, Stuttgart Porsche, Fritz e Frida, Mercado Pago, Unilever, Karsten, Tirol, Segala’s Alimentos, Studio Z, Postos Mime, Brimex, Ipel, Secretaria de Estado do Turismo de Santa Catarina. A 38ª Oktoberfest Blumenau tem ainda o apoio de CVC, Perto Digital, Imply, Eleven 360, Governo de Santa Catarina, Fundação Catarinense de Cultura através do Programa de Incentivo à Cultura – PIC e Governo Federal.

Fonte: Prefeitura de Blumenau – SC

 

Gostou da notícia?

Aproveite para participar do nosso grupo no whatsapp e receba notícias exclusivas diariamente. ENTRE NO GRUPO AQUI! É grátis, e você recebe em primeira mão as nossas notícias!

Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News

Siga o SC Hoje News no Google News para ficar bem informado.

Siga nosso perfil no Instagram: @schojenews

Siga nossa página no Facebook: @schojenews

Inscreva-se no nosso Canal no YouTube: @schojenews

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais

Mais Lidas

RECEITAS