
Na quarta-feira, dia 5 de outubro, os membros do Conselho Municipal de Planejamento Urbano (Coplan) aprovaram por unanimidade a destinação de recursos para obras nas ruas Erwin Manzke, Wunderwald, Paul Draeger e Wilhelm Wudtke na Vila Itoupava. O valor de investimento aprovado foi de R$ 1,3 milhão em ações estratégicas que vão viabilizar a licitação e consecutiva contratação dos projetos para essas localidades da área rural do distrito.
Na ocasião, foram apresentados aos conselheiros todos os aspectos históricos, viários, socioeconômicos e ambientais que permeiam as propostas e o processo foi encaminhado para deliberação pelo plenário do Conselho Municipal de Desenvolvimento do Distrito de Vila Itoupava (Comdevi). Para o acompanhamento e elaboração dos projetos, uma comissão especial foi criada.
Segundo a arquiteta e atual presidente do Comdevi, Camila Dix, a comunidade reivindica pelas obras há décadas e o primeiro passo para isso é viabilizar os projetos. “Este é um passo concreto que a Prefeitura de Blumenau dá, no sentido de criar as condições para que, com a contratação e execução dos projetos, possamos trabalhar na segunda etapa deste pleito, Agora vamos trabalhar para a captação de recursos em outros entes para efetivar estas obras”, celebra.
Com a aprovação da proposta no Coplan, a Secretaria de Planejamento Urbano deve lançar ainda em 2023 o processo licitatório para a contratação da empresa responsável pela execução dos projetos.
“Já conseguimos viabilizar recursos para obras e projetos nas mais diversas áreas, do centro e do interior de Blumenau. Entendemos que, com a obra de pavimentação da SC-414 que está em andamento, Blumenau deve viabilizar os projetos da Rua Erwin Manzke e transversais. Assim buscaremos junto ao governo de Santa Catarina a pavimentação deste trecho viário que vai proporcionar uma verdadeira redenção econômica para a Vila Itoupava, valorizando principalmente todo o seu potencial turístico”, considera o secretário de Planejamento Urbano, Éder Boron.
Do mesmo modo, o prefeito Mário Hildebrandt comemorou o avanço da tramitação da proposta,com recursos do município. “A gestão precisa ser discutida e os projetos precisam ser pensados de forma que melhorem a vida das pessoas e em Blumenau essa tem sido a nossa missão na gestão. Agradeço aos conselheiros que entenderam a importância destes projetos para, no futuro, conquistarmos enquanto cidade obras que desenvolvem todo o extremo norte de Blumenau no viés econômico e social, além de otimizarem a capacidade viária da região”, considera.
A Rua Erwin Manzke é a maior via em extensão de Blumenau com 14,7 quilômetros. A via e suas transversais permitem a integração regional pelo norte da cidade, garantindo acesso com os municípios de Pomerode, Jaraguá do Sul e Massaranduba.
“A luta comunitária pela pavimentação deste anel viário na Itoupava Rega iniciou na década de 1980, ganhou força na década de 1990 e foi aprovada como prioritária no início dos anos 2000 nas assembleias regionalizadas do orçamento estadual e pelo conselho de desenvolvimento regional, vinculado a antiga SDR Blumenau. Porém, é notório que as obras nunca foram feitas, pois os projetos não foram contratados. A Prefeitura, com essa aprovação, está cumprindo seu papel para viabilizar que a Rua Erwin Manzke e transversais possam realmente ser contempladas com pavimentação nos próximos anos”, afirmou o intendente distrital, Leandro Índio da Silva
Participaram da reunião os conselheiros governamentais e da representação social do Coplan, moradores do Distrito e membros da comissão especial: Manfred Gruetzmacher (presidente), Rodrigo Alves (vice-presidente) e Neusa Souza (secretária).
Fonte: Prefeitura de Blumenau – SC
Gostou da notícia?
Aproveite para participar do nosso grupo no whatsapp e receba notícias exclusivas diariamente. ENTRE NO GRUPO AQUI! É grátis, e você recebe em primeira mão as nossas notícias!
Siga o SC Hoje News no Google News para ficar bem informado.
Siga nosso perfil no Instagram: @schojenews
Siga nossa página no Facebook: @schojenews
Inscreva-se no nosso Canal no YouTube: @schojenews