Comissão volta a debater sistema de proteção social dos militares

Notícias de Santa Catarina - SC HOJE

Representante da Associação Triângulo Dourado, Margarete Prates, participou da reunião da Comissão de Segurança Pública
FOTO: Bruno Collaço / AGÊNCIA AL

Dando sequência a um ciclo de debates promovidos com representantes das forças de segurança estadual, a Comissão de Segurança Pública do Parlamento promoveu, na manhã desta terça-feira (10), uma nova reunião para ampliar a discussão a respeito do Sistema de Proteção Social dos Militares Estaduais.

O presidente do colegiado, deputado Jessé Lopes (PL), convidou o presidente da Associação Triângulo Dourado, subtenente Osvaldo Teixeira, para contextualizar a situação dos militares estaduais representados pela entidade. Na oportunidade, quem falou em nome da entidade foi a subtenente Margarete Prates.

Lei 13.954/2019
A Lei Federal 13.954/2019, sancionada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro em 2019, que alterou as regras de Previdência para as Forças Armadas, policiais militares e bombeiros estaduais, dominou o debate.

“O Parlamento é uma Casa de leis e o que nós buscamos é a clareza da lei, para cessar as interpretações”, pontuou a militar, que solicitou o respeito do Estado de Santa Catarina à norma federal, lei protegida pela Constituição Federal que concedeu similaridade, paridade e integralidade as forças de segurança. “Defendemos que essa lei deve ser regularizada por esta Casa o mais rápido possível, resolvendo a questão da paridade e integralidade e não permitindo mais obscuridade”, afirmou.

Para ela, o Parlamento, como a Casa do Povo, não pode dar margem a interpretações. “Discutimos a proteção social dos militares, ativos, aposentados, reformados e pensionistas.”

Importância
O deputado Jessé Lopes destacou que os representantes das associações militares do estado tem uma importante missão. “Além de defender e lutar por pleitos da categoria, a missão é de conscientizar e pacificar a categoria para que possamos aprovar esta regulamentação com entendimento e diálogo”, observou.

Ele observa a importância dos debates promovidos pelo colegiado ao comentar que o Parlamento terá a responsabilidade e o protagonismo de analisar o projeto de lei do Executivo. “Precisamos estar bem alinhados, para podermos aprovar o mais rápido possível essa regulamentação. Queremos fazer uma construção digna e verdadeira com aquilo que o governador Jorginho se comprometeu com as forças de segurança do nosso estado”, finalizou.

Valquíria Guimarães
Agência AL

Fonte: Agência ALESC

 

Gostou da notícia?

Aproveite para participar do nosso grupo no whatsapp e receba notícias exclusivas diariamente. ENTRE NO GRUPO AQUI! É grátis, e você recebe em primeira mão as nossas notícias!

Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News

Siga o SC Hoje News no Google News para ficar bem informado.

Siga nosso perfil no Instagram: @schojenews

Siga nossa página no Facebook: @schojenews

Inscreva-se no nosso Canal no YouTube: @schojenews

Maurício Freitas
Maurício Freitashttps://schoje.news/editor-chefe/%20
Publicado Por: Maurício Freitas, jornalista e Editor-Chefe responsável pelo SC Hoje. Com mais de 30 anos de experiência na comunicação em diversas regiões do Brasil, dedica-se a levar informação de qualidade e relevância para Santa Catarina. [Conheça a trajetória completa de Maurício Freitas na página EDITOR CHEFE

Leia Mais

Previsão do Tempo

Balneário Camboriú
nevoeiro
17.2 ° C
17.2 °
16 °
100 %
3.6kmh
100 %
dom
20 °
seg
20 °
ter
20 °
qua
20 °
qui
21 °

Mais Lidas

-PUBLICIDADE-