A Secretaria de Desenvolvimento Social (Semudes) e o Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas (Comen), entregaram na segunda-feira, dia 2, o Plano Municipal de Políticas sobre Drogas 2023-2028 (Plamiped) ao prefeito Mário Hildebrandt.
O Plano Municipal tem por finalidade nortear a política pública na cidade no curto, médio e longo prazos, com foco na transversalidade e complementaridade dos serviços nesta área no território. O Plamiped reflete as necessidades, os desafios, objetivos, metas e ações a serem buscados e alcançados no período de cinco anos.
“Queremos fazer a Política sobre Drogas em nossa cidade mesmo com o cenário de desafios que encontramos. O nosso governo tem o compromisso de salvar e transformar a vida das pessoas. Vamos olhar para cada usuário e atender a todos dentro de suas necessidades”, expõe o prefeito Mário Hildebrandt.
A construção do plano contou com a participação da comunidade, técnicos e usuários dos serviços relacionados à Política sobre Drogas em Blumenau. O plano foi elaborado pela Cruz Azul com apoio da Comissão Permanente de Políticas Intersetoriais Integradas sobre Drogas, que é composta pelo Comen, Gabinete do Prefeito, Secretarias de Defesa Civil, Desenvolvimento Social, Educação, Saúde, Esporte, Cultura e Relações Institucionais e Pró-Família.
Após a finalização do plano foi realizada uma consulta pública entre os dias 29 de agosto a 15 de setembro em que todos os blumenauenses tiveram a oportunidade de contribuir com o Plamiped também e foi aprovado em plenária pelo Comen.
“Várias secretarias estão representadas no processo de construção desse plano, assim como os usuários, os profissionais e a comunidade blumenauense. O Plamiped nos norteia para enfrentar os desafios dessa política e ter um olhar diferenciado para essa às pessoas atendidas nos serviços relacionados à Política sobre Drogas em Blumenau”, comenta a vice-prefeita Maria Regina de Souza Soar.
Assessora de Comunicação: Anna Clara Uliano
Fonte: Prefeitura de Blumenau – SC