As equipes do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador – CEREST Regional de Chapecó e da Comissão Intersetorial de saúde do trabalhador e da trabalhadora- CISTT estiveram reunidos na quinta-feira (14) para uma reunião de prestação de contas e apresentação das ações realizadas no primeiro semestre de 2023.
A CISTT é uma comissão estabelecida no Artigo 12 da Lei Orgânica da Saúde 8.080, de 19 de setembro de 1990, que tem o propósito de assessoramento dos conselhos de saúde na temática de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. Uma das atribuições da comissão é acompanhar e fiscalizar os serviços e as ações realizadas pelos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador – Cerest, observando seus planos de trabalho.
O CEREST, que possui 76 municípios em sua macrorregião, trouxe dados de notificações de doenças e agravos relacionados ao trabalho, até julho foram registrados 3553 agravos no SINAN. Também foram realizadas 99 inspeções de saúde em locais com condições inadequadas e com riscos aos trabalhadores, promovendo a proteção de 3171 trabalhadores ao todo, atendendo 100% das demandas recebidas. Um dos pontos que foi destacado e apresentado pela coordenadora do serviço, Michela Pertile, foi a redução de municípios silentes. “São os municípios que tem tinham zero notificações de acidente. Com relação ao ano passado, de 27 municípios silentes a macrorregião possui apenas 01 silente atualmente”, explicou.
Na ocasião também foram discutidas próximas ações que o CEREST realizará junto com a comissão. De acordo com o Secretário de Saúde de Chapecó, Jader Danielli, o trabalho das equipes para vigilância e assistência à saúde dos trabalhadores tem resultados em todos os municípios que são atendidos. “São atividades de promoção e proteção da saúde dos trabalhadores, mas também atendimentos visando a recuperação e reabilitação da saúde dos trabalhadores em casos que são necessários”, finalizou.