Entre as pautas deliberadas pelos conselheiros na última assembleia do Conselho de Planejamento Urbano (Coplan), a Secretaria de Planejamento Urbano (Seplan) obteve dois avanços significativos no aspecto de mobilidade urbana e acessibilidade para Blumenau. No encontro, duas das propostas apresentadas foram aprovadas e seguem agora o trâmite interno de contratação.
Dentro do quesito viário, foi aprovada a utilização de um recurso de R$ 450 mil do Fundo de Planejamento Urbano (FMPU) para contratação de seis projetos de mobilidade de novas vias projetadas, para melhoria do fluxo de trânsito tanto da região Central, como na área Norte. O mapeamento previsto proporcionará melhorias em gargalos como nas ruas Paraíba, Paulo Zimmermann, Max Hering, além de Guilherme Scharf e 1º de Janeiro, entre outras vias.
A outra demanda aprovada pelo conselho é a instalação de estações de reparo de bicicletas, além da implantação de paraciclos em vários pontos do município, atendendo as localidades de maior circulação. Para esta ação voltada exclusivamente ao conforto dos ciclistas, o recurso disponibilizado será de R$ 200 mil, também por meio do FMPU.
“Projetamos uma cidade que conecte pessoas, que tenha alternativas ao trânsito, mas que também fomente o uso de modais alternativos. Por isso, usaremos este recurso do Fundo de Planejamento Urbano, para trazer novos projetos viários, mas sem esquecer dos nossos ciclistas, que tanto clamam por melhorias, e que agora serão atendidos com paraciclos e estações de reparo para suas bicicletas”, comenta o secretário da pasta, Éder Boron.
Assessor de Comunicação: Fernando Gonzaga
Fonte: Prefeitura de Blumenau – SC