O Município de Itajaí, por meio da Coordenadoria de Trânsito (Codetran), realizou um estudo para aprimorar o processo de escolha dos locais das vagas de carga e descarga na área central da cidade. A pesquisa foi realizada em parceria com a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Sindicato do Comércio Varejista (Sindilojas) e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio).
A partir do resultado do estudo será possível compreender o cotidiano e a dinâmica dos comerciantes situados na área central da cidade, no que tange a suas práticas de estacionamento e carga e descarga. Participaram da pesquisa mais de 400 estabelecimentos que atuam em diversas atividades comerciais.
“Ter acesso a essas informações será fundamental para melhor alocar as vagas de carga e descarga na região central de Itajaí, com certeza esse estudo terá um resultado muito positivo“, salienta o Coordenador da Codetran, Michel Vieira Duarte.
Além disso, foi realizado um mapeamento geográfico das empresas participantes, que permitirá os gestores públicos visualizarem onde está a maior concentração de estabelecimentos.
Entre os dados divulgados foi constatado que 73% dos estabelecimentos no centro da cidade, não possuem locais apropriados para a realização da prática de carga e descarga , sobrecarregando as demandas dos órgãos responsáveis pelo serviço do município.
Além disso, 57,4% dos entrevistados avaliaram que o processo atual de carga e descarga está entre regular e ótimo. Também pode ser registrado que mais de 40% das operações de carga e descarga são realizadas entre o período de tempo entre as 8h e 12h.
“É muito importante essa iniciativa da Codetran de trazer essas informações para fazer um planejamento melhor e entregar um serviço melhor para a comunidade”, destacou o superintendente da Fecomércio/SC, Renato Barcellos.
Fonte: Prefeitura de Itajaí – SC