O 1º Simpósio da Frente Parlamentar em apoio ao Turismo de Navios de Cruzeiro foi realizado nesta quarta-feira (13) em Balneário Piçarras, com a presença de diversas autoridades e representantes do setor.
O tema central do evento foi “DESENVOLVENDO PORTOS TURÍSTICOS PARA O FUTURO”, com o intuito de impulsionar o setor no Estado, identificando novas localidades que possam se tornar portos turísticos e discutindo regulamentações para seu fomento. Um dos objetivos do simpósio é dar continuidade aos esforços da Frente Parlamentar em promover o desenvolvimento econômico e social por meio do turismo marítimo de navios de cruzeiro.
Estiveram presentes o presidente da Clia, Marco Ferraz; Renê Hermann, da Costa Cruzeiros; Márcia da MSC, Evandro Neiva, secretário de Turismo; Robson Coelho, secretário Adjunto de Portos, além de prefeitos, secretários municipais, e lideranças do setor da região.
Durante o simpósio, os palestrantes compartilharam informações sobre os benefícios trazidos pelos navios de cruzeiro tanto para os destinos turísticos quanto para o comércio local. Além disso, foram abordadas tendências e desafios do setor de cruzeiros, com foco na sustentabilidade e responsabilidade social.
O evento também teve como objetivo incentivar municípios a se tornarem potenciais portos, apresentando casos de sucesso do setor, com a participação dos municípios de Itajaí, Porto Belo e Balneário Camboriú.
Municípios representados neste 1º Simpósio incluíram Balneário Piçarras, Balneário Camboriú, Porto Belo, Itajaí, Florianópolis, Penha e Navegantes.
Durante o simpósio, foram anunciadas paradas de cruzeiros para 2023/2024, incluindo a novidade de São Francisco como destino, com uma parada teste nesta temporada, e a possibilidade de paradas em Florianópolis e Balneário Piçarras.
O evento foi marcado por uma manhã de troca de experiências e pela garantia de apoio a novos destinos no turismo de cruzeiros.
Fonte: Agência ALESC – Gabinetes