Com o propósito de orientar os trabalhadores em relação aos acidentes ocorridos nas atividades do dia a dia, a equipe do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), serviço oferecido pela Secretaria de Promoção da Saúde (Semus), explica a diferença entre acidente de trabalho e de trajeto para a prevenção, assistência e vigilância aos agravos relacionados às tarefas diárias.
Realdir Isidoro Lottin, coordenador da fiscalização do Cerest, comenta que os acidentes de trabalho típicos ocorrem em função das atividades realizadas no cotidiano, seja dentro ou a serviço da empresa, além de serem facilmente identificáveis em exames clínicos ou laboratoriais. “Normalmente, os acidentes de trabalho causam lesão corporal e a caracterização tem como base a Lei 8.213 de 1991, nos artigos 19, 20 e 21. Já, o acidente de trajeto é aquele que acontece em função do deslocamento durante a rota diária do trabalhador, quando vai de casa para o trabalho ou vice e versa, e não importa o meio de transporte utilizado”, acrescenta.
Lottin ressalta que sempre que um acidente de trabalho ou de trajeto ocorrer, a comunicação de acidente, chamada de CAT, deve ser emitida. “A CAT é um documento de Previdência Social e a responsabilidade pela emissão do registro é da empresa. Se a instituição se recusar, a emissão poderá ser executada pelos sindicatos da categoria, uma autoridade pública, ou, ainda, pelo próprio trabalhador, que pode realizar o preenchimento da CAT”, enfatiza.
O coordenador comenta ainda que o médico que realizou o primeiro atendimento deverá preencher o campo médico da CAT, momento em que informará a duração provável do afastamento do trabalhador e, posteriormente, encaminhará ao Cerest Ambulatorial para seguir os procedimentos. “Eu sempre enfatizo que todos os trabalhadores deverão passar por uma unidade de saúde e fazer o primeiro contato, seja nos postos ou nos hospitais, antes de virem ao Centro, já que o atendimento é realizado de forma eletiva, ou seja, com agendamento”, finaliza.
O que é o Cerest
O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador, como o próprio nome já diz, é uma unidade de saúde que realiza a assistência aos trabalhadores acidentados ou com doenças relacionadas ao trabalho. O acesso ao serviço, que tem como objetivo ampliar as iniciativas em saúde, enfatizando as ações de educação e fiscalização, acontece pelas unidades de saúde ou hospitais. Além de Blumenau, o Cerest atua em 52 municípios do Alto e Médio Vale e da Foz do Rio Itajaí.
O Cerest fica na Rua Sebastião Cruz, 89, bairro Jardim Blumenau, e pode ser contatado pelos telefones (47) 3381- 6384 e (47) 3381-6383.
Assessora de comunicação: Elaine Malheiros
Fonte: Prefeitura de Blumenau – SC

