
A exposição Deslocamentos da Memória reúne trabalhos das artistas Alexandra Ungern e Heloisa Lodder. A ideia é por em diálogo duas pesquisas referentes a memórias de lugares e objetos que conectam suas histórias pessoais e coletivas, onde deslocamentos obrigatórios e inesperados – como pandemia e guerras, situações que causam perdas, traumas, fragilidades, vulnerabilidades – provocam mudanças nos indivíduos e no ambiente a sua volta. Os trabalhos podem ser conferidos a partir de quarta-feira, 13 de setembro,às 19h, na abertura da 3ª Temporada de Exposições do Museu de Arte de Blumenau. A entrada é gratuita e a classificação etária é livre.
Para esta mostra, as artistas trazem um olhar poético, porém realista, de como os sentimentos e consequências que essas transições, tanto físicas, quanto materiais, podem provocar nas pessoas e no ambiente ao redor. Heloisa Lodder recolhe vestígios do espaço urbano, deslocados da cidade para desnaturalizar o olhar. As ruínas da cidade e a própria ruína humana são assunto da investigação no constante percurso pela cidade. Atualmente, a artista explora construções em processo de demolição, testemunhas de um tempo rápido que torna as pessoas obsoletas, através de fotografia, instalação, vídeo arte e objetos.
Alexandra Ungern estabelece conexões entre a história de sua família – que migrou da Hungria para o Brasil após a Segunda Guerra – e as dificuldades de qualquer imigrante ou refugiado – seja uma pessoa que se desloca de um país a outro, de uma cidade a outra ou de um local de moradia a outra. “Podemos pensar essas mudanças como movimentos involuntários, que acontecem por uma necessidade vital de sobrevivência”, diz ela.
Saiba mais
Abertura da 4ª Temporada de Exposições no MAB
Quando: quarta-feira, 13 de setembro
Horários:
19h: conversa com curadores e artistas expositores
20h: abertura da 4ª Temporada de Exposições do MAB e apresentação musical
Visitas: até 26 de outubro, de terça-feira a domingo, das 10h às 16h
Visitas mediadas: podem ser marcadas pelo telefone 3381-6176
Classificação indicativa de idade: Livre
Entrada gratuita
Sobre as artistas:
Alexandra Ungern nasceu em Recife-PE (1967), vive em São Paulo desde a infância onde trabalha. Formação: Bacharelado em culturas visuais pela Universidade Webster (2011) em Viena (Áustria). Escola Panamericana de Artes SP, artes visuais 2004. Participou de seminários com Carlos Fajardo, Artur Lescher; orientação de projetos com os artistas Nino Cais e Carla Chaim; grupo de poéticas visuais com curador e crítico Paulo Gallina; curso de escrita com curador Shannon Botelho. Participou de mostras nacionais e internacionais: Projeto Vitrines, metro Trianon-MASP; Museus MAB-SC, MUNA-MG, MAG-GO, MUBE SC; Contraprova II, Paço das Artes, SP; Reflexão, Dialogart – Viena; 25º Salão de Praia Grande, SP; Galeria Tato, SP; Savaria Múzeum, Szombathelyi, Hungria; 16º Salão Nacional de Artes de Jataí, GO, 1º Salão Online Galeria IBEU; 50º Salão Luiz Sacilotto – SP. 48º SARP Salão de Artes no MARP Ribeirão Preto – SP; Galeria Imaginário – AR. Prêmios: edital Galeria Fernanda Milani – Teatro Polytheama, Jundiaí – SP – 2015; Edital de ocupação das galerias de Itajaí, SC- BR; 10º Salão de Arte Contemporânea de Marilia – Galeria M. de Artes – SP; residências artísticas: Proyecto Ace online-Argentina; 2019 W Residência artística, Ribeirão Preto – SP; e em 2016 no D’ Clinic Residência Artística, Zalaegerszeg, Hungria.
Heloisa Lodder (Sa~o Paulo-SP) e´ graduada em desenho gra´fico pela Universidade Mackenzie de Sa~o Paulo, e atua como artista visual onde nasceu e trabalha. Inicia sua trajeto´ria por meio da fotografia em 2018, selecionada para exposic¸o~es no European Month of Photography-EMOP Berlin/Alemanha, e no Festival Les Rencontres d’Arles/Franc¸a (Lens Culture). E´ indicada ao Pre^mio Aquisic¸a~o Museu de Fotografia de Fortaleza, pela Leitura de Portfo´lio Internacional no FestFoto-POA 2019. Recebeu tre^s pre^mios internacionais com se´ries fotogra´ficas, no Minimalist Photography Awards 2021. Em 2022 foi selecionada para o 19° Programa Exposic¸o~es do MARP-Ribeirão Preto; Reside^ncia Arti´stica ED. Vera#3/SP; Museu de Arte de Blumenau; no 47° SARP – Sala~o de Arte de Ribeira~o Preto Nacional-Contempora^neo MARP-RP, sendo pre^mio aquisic¸a~o com duas obras. Em 2023 abre sua primeira individual Breve Lanc¸amento, no Museu de Arte de Ribeira~o Preto. Possui obras em acervos pu´blicos: MARP; IMS-SP; AR Acervo Rotativo.
Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello
Fonte: Prefeitura de Blumenau – SC