Alesc aprova por unanimidade projeto de Padre Pedro com foco na preservação de arquivos públicos

Notícias de Santa Catarina - SC HOJE

FOTO: Rodolfo Espínola/Agência AL

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina aprovou por unanimidade, nesta terça-feira (5), o projeto de lei 343/2022, que incorpora ao Sistema de Cultura de SC a preservação e manutenção dos Arquivos Públicos do Estado.

O autor da proposta, deputado Padre Pedro (PT), afirma que o texto atende uma demanda histórica dos profissionais e pesquisadores da área. “Significa que nossas políticas na área da cultura e memória histórica devem responder também às demandas destes arquivos, que guardam parte da história de nossa população em centenas de municípios”, afirma Padre Pedro.

Na prática, a proposta assegura que estes arquivos contem com uma política de preservação e recursos para isso. Atualmente o art. 4º da Lei nº 17.449, de 2018, que instituiu o Sistema Estadual de Cultura, prevê em seu inciso IV os Sistemas Setoriais de Museus e de Bibliotecas.

A mudança implementada pelo projeto inclui os Arquivos Públicos e visa normatizar os espaços de guarda da documentação permanente histórica, incluindo os arquivos de órgãos dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. “Queremos que seja preservada e disponibilizada ao acesso público. É uma medida essencial para garantir aos pesquisadores mais elementos que, muitas vezes, nos levam a enriquecer o que conhecemos de nossa história”, observa Padre Pedro.

Diversas entidades e profissionais se mobilizaram na apresentação do projeto, como o Conselho Estadual de Cultura, a Associação dos Arquivistas de Santa Catarina, Arquivos Históricos de diversos municípios, Centros de Documentação e Memória Histórica e representantes de várias universidades catarinenses.

Além de adequar os arquivos públicos à lei do Sistema Nacional de Arquivos, a mudança aprovada pela Assembleia protegerá e estimulará os arquivos públicos das cidades, incentivando a criação de seus respectivos sistemas municipais. Na opinião de especialistas nas áreas de documentação histórica e biblioteconomia, o novo texto favorece a gestão de recursos e de distribuição de material, ampliando o acesso da população à memória da história catarinense.

Assessoria de imprensa
48 3221-2726 / 48 99105-1313

Fonte: Agência ALESC – Gabinetes

Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Leia Mais

Previsão do Tempo

Balneário Camboriú
nuvens dispersas
19.5 ° C
22 °
19.4 °
93 %
2.6kmh
40 %
qua
26 °
qui
25 °
sex
24 °
sáb
25 °
dom
21 °

Mais Lidas

-PUBLICIDADE-