O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Samae) de Blumenau deu um passo significativo neste primeiro semestre ao implantar 12 boosters com o propósito de otimizar o fornecimento de água, principalmente para os moradores das áreas mais elevadas do município, onde a pressurização é essencial.
Esses equipamentos têm a responsabilidade de substancialmente aumentar a pressão hídrica, beneficiando as famílias que residem nas ruas Prof. Jacob Ineichen e Alex Borchardt, na Itoupava Central; Carlos Sebastião Fischer, Mauro Augusto Knoch e Jardim Germânico, na Itoupavazinha; Theodor Kleine, na Fortaleza Alta; Rui Silva, no Garcia; Luigi Sacani, no Valparaíso; Colatina, no Progresso; Adolfo Buhr, no Testo Salto; e Presidente Araújo Brusque, no Salto. Aproximadamente 4 mil famílias serão diretamente impactadas por essa melhoria no serviço de água.
Além disso, a Rua Erich Belz também está sendo beneficiada pela instalação do booster na Jacob Ineichen, enquanto a instalação de mais um equipamento na Paulo Zingel está em fase de conclusão. O engenheiro mecânico do Samae, Luiz Henrique Thomazo, assegura que análises e ajustes regulares estão sendo realizados nos equipamentos para manter o seu funcionamento pleno.
Fábio André Pereira, diretor de Operações, enfatiza a importância desses boosters para as famílias residentes nas áreas mais elevadas da cidade. “A instalação desses equipamentos faz parte do planejamento da autarquia para melhorar ainda mais o fornecimento de água tratada em todas as épocas do ano. A pressão ideal mesmo em períodos de maior consumo, como finais de semana, ajuda a diminuir o impacto causado no abastecimento após intervenções emergenciais”, explica o diretor.
O investimento de quase R$ 600 mil foi totalmente custeado com recursos próprios da autarquia.
Fonte: Prefeitura de Blumenau – SC

